13 ABR 2017
Procon Vinhedo orienta consumidores sobre as novas regras do cartão de crédito

Em razão das novas regras do cartão de crédito, que entraram em vigor no início do mês de abril, o Procon de Vinhedo – Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor vinculado à Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura – orienta os consumidores sobre eventuais dúvidas sobre o assunto.

A partir de agora, o consumidor não poderá mais efetuar o pagamento rotativo (pagamento mínimo) todos os meses, caso não consiga quitar integralmente o valor da fatura do cartão de crédito na data do vencimento. Caso opte por pagar somente o valor mínimo naquele mês, na próxima fatura o valor restante, acrescido de juros e encargos irá compor um financiamento a ser obrigatoriamente oferecido pelos bancos.

Por isso, o consumidor deverá ficar atento e exigir do fornecedor informações sobre as condições deste financiamento, tais como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo.

Além disso, caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura.

Assim, no vencimento da mesma, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e ainda as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar dificuldade de entendimento por parte do cliente, segundo avalia o diretor do Procon de Vinhedo, Matheus Galbes.

O consumidor deve ficar atendo, ainda, às compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês.

Caso haja dúvidas, o consumidor deverá procurar o Procon de Vinhedo, localizado na Rua Humberto Pescarini, 301, Centro. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30.