17 ABR 2017
PREFEITO
Prefeito Jaime Cruz abre a Semana de Incentivo à Leitura de Vinhedo

Nesta terça-feira, dia 18, haverá o “Desafio da Leitura”, que abrangerá diversos locais da cidade.

Nesta segunda-feira, dia 17, o Prefeito Jaime Cruz abriu oficialmente a Semana de Incentivo à Leitura. A solenidade ocorreu na Praça Sant´Ana. Também estiveram presentes a vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo, Claudinéia Vendemiatti Serafim, o secretário de Educação, Gil Lorenzon, e diversos vereadores representando o Legislativo Municipal.

O Prefeito Jaime Cruz enalteceu a importância do hábito da leitura não apenas na vida das crianças e adolescentes, mas de todas as pessoas. “Ver as livrarias cada vez mais cheias é um grande prazer, mostra que os brasileiros estão se apegando à leitura. E nós vamos dar a nossa contribuição, pois através a leitura faz a pessoa crescer no aprendizado, desenvolver a memória e melhorar sempre o vocabulário”, comentou. Os secretários Claudineia Vendemiatti e Gilberto Lorenzon também falaram sobre a importância dos livros e da leitura.

O evento organizado pela Prefeitura de Vinhedo, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e de Educação, com apoio daAcademia Metropolitana de Letras, Artes e Ciências (AMLAC) eda Livraria Nobel, reuniu nesta segunda-feira, na Praça Sant’Ana, os alunos da Centro de Educação Infantil (CEI) Peter Pan e das Escolas Municipais Claúdio Gomes; Integração; e Antonio do Canto e Silva Cordeiro, da qual a própria diretora, Cláudia Carpanzano, realizou junto aos alunos a contação de histórias, levando todos os presentes para o universo lúdico. Ocorreram também intervenções cênicas e as declamações dosatoresdas Oficinas Culturais de teatro, além da distribuição de livros e poesias.

Na parte da tarde, às 15h, ocorrerá um bate papo com o escritor Roberto Salgado na Livraria Nobel, localizada no Centro da cidade.

Nesta terça-feira, dia 18 de abril, terá uma novidade no evento, com a realização de uma atividade quevaiabrangerdiversoslocais da cidade. Chama-se o “Desafio da Leitura”, que propõequeestabelecimentos, escolas, instituições eCentros Culturaisinvistam apenas 30 minutos do dia em leitura. Na parte da tarde, às 15h, na Livraria Nobel, será realizado o bate papo com a escritora Simone Pedersen.

Com o tema “Alimente-se de Leitura”, a semana tem como objetivo estimular o cidadão a conhecer e se aventurar pelo universo da leitura e desenvolver ações mais efetivassobre a importância do hábito de ler.

Durante esta semana, diversas ações devem ocorrer dentro das escolas municipais, que serão definidas por cada direção responsável e serão colocadas algumas poesias e poemas pela cidade para incentivar a leitura, além dedesafios que a Secretaria de Cultura e Turismo, lançará por meio da página da rede social “Vinhedo Aqui Tem Mais Cultura”, convidando os usuários a ler e fazer comentários. Um dos desafios consiste na elaboração de uma frase com três palavras sobre a importância da leitura para a sociedade. A frase que obtiver mais curtidas ganhará um prêmio que será entregue no dia 22 de abril. O outro desafio consiste em o usuário postar uma filmagem dele lendo um texto, poema ou poesia, desafiando mais cinco amigos a fazer o mesmo, e postar na rede social com a hashtag#semanadaleituravinhedo.

Nos dias 19 e 20 de abril, serão realizadas diversasintervenções cênicas,em restaurantes, postos de saúde, bancos, entre outros locais da cidade. No dia 19, às 15h, bate papo com o escritor Marco Nardelli na Livraria Nobel. No mesmo local e horário, no dia 20, acontecerá o bate papo com a escritora Daniela Rosa.

O enceramento do evento, que será realizado no sábado, dia 22 de abril, às 10h, na Praça Sant’Ana, contará com a presença de alunos das escolas municipais, com atividade de contação de história, como também oficinas com professores das Oficinas Culturais. O microfone aberto será um espaço para a população recitar poesias e textos. Também haverá continuação da distribuição de livros e poesias e a doação de lápis ornamentados feitos pelos artesãos de Vinhedo. A partir das 10h, ocorre na livraria Nobel o bate papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego.

Programação geral da Semana de Incentivo a Leitura

Desafios nas redes sociais

17/04 Bate Papo com o escritor Roberto Salgado, na Livraria Nobel, às 15h

18/04 –“Desafio da Leitura” – Todos os estabelecimentos, escolas, instituições, Centros Culturais deverão investir 30 minutos deste dia, em leitura.

-Bate Papo com a escritora Simone Pedersen, na Livraria Nobel, às 15h.

19 e 20 /04-Intervenções cênicas, recitação de poesias e textos por atores das Oficinas Culturais em restaurantes, postos de saúde, bancos e outros locais.

19/04-Bate Papo com o escritor Marco Nardelli, na Livraria Nobel, às 15h.

20/04-Bate Papo com a escritora Daniela Rosa, na Livraria Nobel, às 15h

22/04 –Encerramento na Praça Sant’Ana, às 10h, conta com a participação de alunos da Rede Municipal:

– Contação de História

– Realização de oficinas com os professores das Oficinas Culturais

– Microfone aberto, espaço aberto para a população recitar de poesias e textos

– Distribuição de livros

– Distribuição de poesias

– Doação de lápis ornamentados realizados pelos artesãos de Vinhedo

–Bate Papo com os escritores Jorge Lemos, Silvia Regina C.L e Leila Rego, na Livraria Nobel, às 15h

17/04/2017
Prefeito Jaime Cruz abre a Semana de Incentivo à Leitura de Vinhedo