05 ABR 2017
PREFEITURA
Projeto da Prefeitura leva alunos para conhecer as estações de tratamento da Sanebavi

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Sanebavi- Saneamento Básico Vinhedo – desenvolve o projeto intitulado “Estudo do Meio: Estação de Tratamento de Água e Estação de Tratamento de Esgoto”, que envolve os alunos dos 4º anos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal. A ação tem início com a teoria discutida em sala de aula e é aprofundada com a visitação às estações de tratamento da autarquia.

Na manhã desta terça-feira, dia 4, as atividades foram realizadas com estudantes da E.M. Prof. Claudio Gomes, que puderam acompanhar o funcionamento do sistema de supervisão e controle dos reservatórios e observar todas as etapas do tratamento, desde a entrada da água bruta na estação, até a conclusão do processo com o envio da água potável para os reservatórios do município. Também conheceram as etapas do processo de tratamento de esgoto e se conscientizaram da importância da destinação correta do lixo doméstico.

“Achei bem divertido conhecer os tratamentos com meus amigos de classe. Os processos são muito complicados, mas a experiência foi ótima”, afirmou a aluna Ângela da Rocha Franco, de 9 anos. Já a amiga Giovana Palaro disse estar feliz por saber que a água de Vinhedo recebe todo este tratamento. “Gostei muito de saber que tem pessoas que cuidam bem da nossa água e também do esgoto da cidade. Gostei de conhecer melhor os processos e foi importante porque nos explicaram muito bem”, disse.

O projeto “Estudo do Meio”, que este ano terá a participação de mais de 700 alunos, promove a conscientização sobre a necessidade da preservação do Meio Ambiente. Neste contexto, são realizadas ações como a identificação de nascentes, rios e reservatórios de água da nossa cidade; visitação às estações de tratamento de água e esgoto; identificação do trajeto da água até as residências; reconhecimento da importância do consumo consciente de água, além de promover a mudança de hábitos e atitudes no cotidiano dos estudantes.

05/04/2017