29 MAI 2023
PREFEITURA
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeitura convida população a vestir amarelo na próxima quarta (31)
Ação coletiva encerra a Campanha Maio Amarelo de conscientização do trânsito
Na próxima quarta-feira, 31 de maio, todos estão convidados a vestirem amarelo. Pelo menos esta é a proposta da Prefeitura de Vinhedo numa ação coletiva para encerrar o Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

Chamada de Quarta Amarela, tendo à frente o Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, a Secretaria de Educação, e a Diretoria de Comunicação, da Secretaria de Governo, a proposta é que a cidade toda se envolva nesse compromisso por um trânsito mais seguro.

A expectativa é que nas roupas, ou mesmo fazendo uso de algum acessório na cor amarela, ou ainda pintando o rosto com tinta amarela, seja manifestado o desejo de paz no trânsito.
“Esta não é uma campanha pra ser abordada apenas dentro das escolas, mas uma causa em que toda a comunidade deve abraçar”, declara Osmir Cruz, secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana.

Todos aqueles que se envolverem na ação, portando o amarelo como cor do dia, poderão postar suas fotos nas redes sociais e marcar o perfil da Prefeitura de Vinhedo @prefeituradevinhedo, que irá repostar o conteúdo recebido.

Maio Amarelo nas Escolas

Ao longo de todo o mês os alunos da rede municipal de ensino de Vinhedo se envolveram em ações educativas promovidas em colaboração com o Departamento de Trânsito da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana.

Foram abordadas orientações sobre as normas de trânsito, placas e sinalizações pelos agentes de trânsito que visitaram cada uma das unidades.

Nas escolas, entre os alunos do 3º ano do ensino fundamental, também foi realizado um concurso de desenho abordando responsabilidades no trânsito. Os melhores trabalhos de cada escola foram premiados, numa parceria com a empresa DM Refletivos que ainda ofereceu talões educativos de multa para todos os alunos.

Responsabilidade no trânsito

Os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente, ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.
É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.
Autor: Rafael Faria