A Prefeitura de Vinhedo, de forma transparente, como vem fazendo desde o início, com o objetivo de evitar a propagação de fake news e deixar a população informada, esclarece: nesta sexta-feira, 6, subiu para 5 o número de casos suspeitos de coronavírus no município.
Além de um casal que veio da Itália e já era acompanhado pela Administração Municipal (sintomáticos), e que ainda aguardam resultado de exame, fora informado à Secretaria de Saúde, pelo Estado, na tarde desta sexta-feira, 4, mais três casos suspeitos. São pessoas que não apresentaram sintomas, mas que estiveram com um caso que tiveram contato com um caso positivo da cidade de São Paulo.
Pela nova recomendação do Ministério da Saúde, essas pessoas, mesmo sem sintomas, passam a constar como casos suspeitos. Todos serão acompanhados pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo.
Conforme já informado, a Prefeitura monitora também dois adultos e uma criança que estiveram com um homem de São Paulo que teve o primeiro diagnóstico da doença confirmado no Brasil. Essas pessoas não apresentaram sintomas (por isso não entram na categoria de casos suspeitos) e devem ser liberadas do monitoramento neste sábado, 7.
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Vigilância Epidemiológica, tem seguido todos os protocolos definidos pelo Ministério de Saúde. Pacientes com sintomas da doença podem procurar os serviços de Saúde do município.
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, reforça à população que não há motivos para pânico. Profissionais de Saúde do município foram treinados especificamente para lidar com a possibilidade da chegada deste novo vírus.
As medidas preventivas não só para o Coronavírus, mas para toda e qualquer infecção respiratória, são boas práticas de higiene (lavar as mãos com água e sabão, uso do álcool gel, evitar aglomerações, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos nariz e boca com as mãos).
O Coronavírus apresenta quadro que pode variar de leve a moderado, semelhante a um resfriado, com sintomas como febre, tosse e dificuldade para respirar.