Considerando a população atual estimada de Vinhedo, de 78.728 habitantes, de acordo com projeção do IBGE, a média foi de 3,5 atendimentos por morador
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, contabilizou ao longo de 2019 um total de 274.156 atendimentos médicos na Rede Municipal de Saúde. Esses dados incluem as consultas básicas, especializadas e também a urgência e emergência.
“Investimos pesado e de forma organizada na Saúde. Por lei, devemos aplicar no mínimo 15% do orçamento no setor, mas na média, desde que assumimos a Prefeitura, em 2014, temos investido praticamente 28% dos nossos recursos na Saúde, ou seja, quase o dobro do que diz a legislação. Isso é respeito a você, cidadão. Vamos ao Trabalho!”, declarou o prefeito Jaime Cruz.
Na comparação com o ano anterior, o aumento no total de atendimentos foi de 5,5%. Em 2018, foram contabilizados 259.744 procedimentos médicos na Rede Municipal de Saúde da Prefeitura de Vinhedo.
Os dados relativos a 2019 foram apresentados no dia 21 de fevereiro durante Audiência Pública da Saúde, na Câmara de Vereadores, pelo secretário de Saúde, Flávio Moreira, e técnicos da pasta.
De janeiro a dezembro de 2019, foram realizados 59.977 atendimentos nas chamadas clínicas básicas (clínico geral, pediatria e ginecologia/obstetrícia) e 61.300 atendimentos em especialidades.
Já os procedimentos de urgência e emergência contabilizaram 152.879 atendimentos. Neste caso, são considerados os atendimentos na UPA 24 horas, no PA da Capela, e também no Pronto Atendimento da Santa Casa de Vinhedo, que é remunerada pela Prefeitura nos casos dos pacientes SUS.
Considerando a população atual estimada de Vinhedo, de 78.728 habitantes, de acordo com projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a média na Rede Municipal de Saúde da Prefeitura, no ano passado, foi de 3,5 atendimentos para cada morador.