24 JAN 2017
Transporte Universitário: Prefeitura propõe prorrogar contratos vigentes para 740 estudantes e subsídio para fretamento aos demais
Em reunião de quase 3 horas no final da tarde desta terça, avanços foram observados entre Prefeitura e Comissão de Estudantes; recadastramento será prorrogado até o dia 10 de fevereiro.

A Prefeitura de Vinhedo e a Comissão que representa estudantes de cursos técnicos e universitários se reuniram novamente nesta terça-feira, 24, para discutir uma saída para a questão do transporte. O encontro durou quase três horas e, a exemplo do anterior, realizado na última sexta-feira, 20, ocorreu de forma cordial. Foram registrados avanços em relação à reunião anterior, entre elas a decisão da prorrogação, por parte da Prefeitura, de alguns contratos vigentes por 60 dias, sobretudo relacionado aos estudantes de cursos técnicos, e oferta de subsídios aos estudantes para, também durante 60 dias, poderem contratar diretamente às empresas os serviços de fretamento nos mesmos moldes que a Prefeitura contratava até o ano passado.

Participaram da reunião, ao lado dos estudantes, os secretários de Educação, Gil Lorenzon; de Negócios Jurídicos, Luiz Fernando de Biasi; da Administração, Gustavo Mattos; e de Governo, Edison Ruiz. A comissão de estudantes contou com cinco representantes. Logo no início da reunião, os estudantes informaram que não conseguiram orçamentos de empresas de transporte, conforme havia sido combinado na reunião de sexta-feira. Eles alegaram dificuldades em obter orçamentos das empresas de ônibus. Também registraram algumas dificuldades na questão do recadastramento. O secretário de Educação, Gilberto Lorenzon, se comprometeu a verificar as situações expostas pelos alunos, quanto ao recadastramento, e inclusive divulgou uma prorrogação do prazo, que irá até o dia 10 de fevereiro, para poder atender, com tranquilidade, todos os alunos. Até esta terça-feira, 682 pessoas já tinham feito o procedimento.

A Secretaria de Educação destacou que, em 2016, atendeu 2.512 estudantes com fretamento e também com o fornecimento de passe para cursos técnicos e universitários, não apenas para outras cidades, mas também dentro do município. Desse total, o secretário Gil Lorenzon destacou os 740 que serão atendidos por contratos vigentes pelo menos pelos próximos 60 dias.

Por fim, a Prefeitura se colocou à disposição dos estudantes para intermediar uma reunião entre eles e empresas de transporte a fim de que os próprios alunos façam a contratação de linhas para cursos diversos, referente àqueles que não estão contemplados nos contratos que serão renovados, com garantia de reembolso por parte da Administração Municipal.

Ficou marcada uma nova reunião, a princípio, para a próxima sexta-feira, às 17h, na Prefeitura. Esta reunião poderá ser antecipada para amanhã, quarta, em comum acordo com os estudantes, caso consigam as informações que ficaram de obter com as empresas de transporte.