Rede Social Eventos
20 JAN 2017
Nota de esclarecimento sobre o transporte para estudantes universitários

No final da tarde desta sexta-feira, 20, durante aproximadamente 3 horas de reunião, realizada de forma absolutamente cordial, o prefeito Jaime Cruz, a Promotora de Justiça dra. Ana Beatriz Sampaio, secretários municipais e uma comissão formada por 12 estudantes dialogaram sobre uma saída para a questão do transporte universitário.

No início da reunião, de forma transparente, o prefeito Jaime Cruz deixou claro a situação financeira do município, sobretudo pela perda de mais de R$ 162 milhões em receitas de 2013 para cá (levando em conta a queda no índice de participação do ICMS e inflação) , sobre a urgência de medidas de redução de custos e da necessidade de rever o modelo atual de fretamento para que haja queda nessas despesas, sem que para isso os alunos sejam prejudicados.

Desta reunião, ficou agendado um encontro para a próxima terça-feira, 24. Até lá, a comissão de estudantes fará um levantamento das faculdades e demais cursos frequentados por eles, das respectivas datas de início das aulas e do número de alunos que necessitarão do serviço de fretamento para que a Prefeitura possa definir a formalidade da contratação emergencial por 60 dias.

Passado esse prazo, a Prefeitura proporá uma solução definitiva, num novo modelo, se necessário, a partir do término do recadastramento e da análise orçamentária. Vale ressaltar que a Prefeitura cumprirá a lei vigente sobre o Transporte Universitário, dentro das possibilidades de contratação / subsídio que constam na mesma, confirmando o que o prefeito Jaime Cruz disse nos últimos dias, que não será cortado o benefício do transporte universitário.

Ao término da reunião, o prefeito Jaime Cruz contatou o presidente da Câmara, vereador Nil Ramos, que informou a viabilidade do Legislativo, já neste início de ano, a abrir mão de parte dos primeiros duodécimos (repasses mensais) aos quais a Câmara tem direito, isso para ajudar a custear esse transporte.