28 FEV 2020
Prefeitura de Vinhedo consegue a certificação de Município Verde Azul pela 10ª vez

Classificação no ranking estadual será conhecida na próxima semana; na pré-certificação, Vinhedo ficou na 24ª colocação

As ações desenvolvidas pela Prefeitura de Vinhedo, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, conforme determinado pelo prefeito Jaime Cruz, garantiram à cidade a conquista da certificação de Município Verde Azul pela 10ª vez. A confirmação foi enviada nesta quinta-feira, 27, pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

“O Programa Município Verde Azul é um grande projeto do Governo do Estado, certificando as cidades que apresentam as melhores práticas de política ambiental. E recebemos a informação de que Vinhedo já foi certificada e nós estamos entre os primeiros. Na semana que vem, em evento com o governador, saberemos da nossa colocação real. Com certeza seremos confirmados entre os primeiros, pois temos ações responsáveis, programas sérios e muito trabalho”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Durante a tarde desta quinta-feira, 27, o prefeito Jaime Cruz recebeu no Gabinete o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Juliano Ferragutti, e o diretor de Meio Ambiente, Junior Belussi, para tratar do assunto. O Governo do Estado promove evento oficial na próxima quinta-feira, 5, para anunciar a classificação dos municípios contemplados com a certificação.

Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente, o Programa tem por objetivomedir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. Na pré-certificação, a nota de corte é de 40 pontos, e Vinhedo alcançou 72,99.

Ao longo de 2019 e início de 2020 foram desenvolvidas diversas atividades previstas na Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), que têm a sustentabilidade como foco, tais como o plantio de mais de 200 mudas doadas pela Prefeitura e a implantação da gestão socioambiental na EE Maria do Carmo Ricci Von Zuben.

Para mais informações sobre as ações de Vinhedo no Programa Município Verde e Azul, acesse