Pagamento à vista com 10% de desconto pode ser feito até o dia 16 de janeiro
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria da Fazenda, já começou a enviar os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referentes a 2017. O pagamento pode ser feito à vista com desconto de 10%, com vencimento neste mês; à vista com desconto de 5%, com vencimento em fevereiro; ou em 12 parcelas sem juros.
Para ter direito ao desconto de 10%, o contribuinte deve fazer o pagamento à vista até o dia 16 de janeiro; quem optar pelo pagamento à vista entre 17 de janeiro e 15 de fevereiro terá abatimento de 5% do valor; e por fim, quem preferir pelo pagamento em 12 cotas, deve seguir as datas constantes no carnê, sendo que o primeiro vencimento é no dia 16 de janeiro.
No caso de atraso, o valor da parcela mensal será acrescido de multa de mora de 0,16% ao dia, até o máximo de 4,96%, e juros moratórios de 1% ao mês.
Neste ano, a correção do IPTU é de 7,87%, correspondente à variação do Índice de Preços ao Consumidor
Amplo – IPCA/IBGE, ocorrida no período de doze meses compreendido entre os meses de outubro de 2015 e outubro de 2016.
Quem não receber o carnê em casa pode retirar a guia de pagamento por meio da internet, no site da Prefeitura de Vinhedo (www.vinhedo.sp.gov.br), clicando sobre o menu “Secretaria da Fazenda” e, em seguida, no item “Emissão das segundas vias do IPTU, ISSQN, taxas de licença e certidão de valor venal”.
Outra opção para retirar a segunda via da guia é procurar o Atendimento Cidadão do Centro, na Rua Humberto Pescarini, 292, Centro, ou o Atendimento Cidadão – Prefeitura na Capela, na Rua Juliana Von Zuben Degelo, em frente ao Centro de Fisioterapia. As duas unidades atendem de segundaà sexta-feira. No Centro, o horário é das 8h30às 16h30. Já na Capela, o funcionamento é das 8h30 às 16h.Opções de pagamentoPagamento à vista (cota única): – até 16/01: desconto de 10% sobre o valor total – de 17/01 a 15/02: desconto de 5% sobre o valor total Pagamento parcelado (em até 12 cotas): – 1° vencimento no dia 16/01
Pequena falha da gráfica requer atenção do contribuinte
O contribuinte que optar pelo pagamento do IPTU à vista deve ficar atento. Isso porque, em decorrência de uma falha da gráfica, as vias de recolhimento em cota única vieram invertidas.
Na primeira via, logo após a capa do carnê, está a guia com 5% de desconto, ou seja, com vencimento até 15 de fevereiro. Já a via do pagamento à vista com 10% de desconto, que deve ser paga até 16 de janeiro, está na segunda página.
Assim, o contribuinte deve tomar cuidado para não pagar a via de fevereiro pensando que é a de janeiro, quando o desconto é maior.