21 JUN 2016
PREFEITURA
Ampliação da ETE Capivari é entregue à população e vai beneficiar mais de 15 mil pessoas

Vinhedo recebeu mais uma importante obra de saneamento na manhã do último sábado (18). O prefeito Jaime Cruz e o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, fizeram a entrega oficial da ampliação da ETE Capivari, localizada no Distrito Industrial, em cerimônia que reuniu vereadores, secretários municipais, autoridades, colaboradores e convidados.

Com a inauguração do segundo módulo, a estação passa a ter capacidade para tratar o dobro de efluentes, podendo atingir até 134 litros por segundo de capacidade final. A ETE Capivari está em operação para testes finais de todo o sistema integrando os dois módulos. Esse processo deve durar em torno de 60 dias, e a partir de então poderá operar com seu funcionamento pleno .

A ampliação da ETE Capivari vai beneficiar mais de 15 mil pessoas que vivem ou trabalham nos bairros dessa região. A obra foi realizada com recursos provenientes do PAC 2 – Programa de Aceleração do Crescimento, do Governo Federal, com contrapartida do município.

Durante a cerimônia, o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz, falou do empenho da autarquia em finalizar a obra e os benefícios diretos para milhares de pessoas que serão atendidas com tratamento na ETE “ Estamos trabalhando há meses e a nossa meta era até o mês de junho começarmos os testes unindo o modulo 1 com o módulo 2. Estamos felizes por alcançarmos o nosso objetivo. O sistema está funcionando e no período de 60 dias serão feitos os testes com água para em seguida iniciarmos o tratamento dos efluentes. Essa ampliação vai permitir atender o esgoto doméstico do Distrito Industrial, São Joaquim, Sol Vinhedo, Chácaras do Trevo, Marambaia e o futuro crescimento da Capela”, afirma. Para atender esses bairros, a Sanebavi está implantando redes coletoras numa extensão de 19km, além de seis estações elevatórias e emissários de esgoto.

O presidente do Legislativo, vereador Márcio Melle, reforçou o apoio da Câmara Municipal em projetos que beneficiam a população “O Legislativo está de portas abertas com todo o nosso apoio para os projetos que vem ao encontro da população . Parabéns prefeito pela preocupação com o meio ambiente e com o bem estar da povo de Vinhedo”, disse.

Em seu discurso, o prefeito Jaime Cruz enfatizou a posição privilegiada de Vinhedo, que está entre as cidades brasileiras que se destacam pelo tratamento de 100 % do esgoto coletado, e que possuem os melhores índices de desenvolvimento humano “ Hoje é um dia muito especial . Enquanto muitas cidades deste país ainda jogam cem por cento do esgoto a céu aberto, muitas vezes ao lado de escolas e moradias, Vinhedo tem o privilégio de estar ampliando a nossa estação de tratamento de esgoto. Hoje nós tratamos o esgoto de aproximadamente 22 mil pessoas neste módulo. Estamos dobrando esta capacidade. Vamos deixar esta estação pronta para atender até 45 mil pessoas. Isso demonstra nosso planejamento e a preocupação com o futuro, com o crescimento da cidade. Hoje 100% do esgoto coletado é tratado. Quem investe em Saneamento investe em saúde”, afirma o prefeito Jaime Cruz.

A ETE Capivari é responsável por 40% do tratamento do município e atende os bairros localizados na bacia do Capivari, especialmente a região da Capela. Além da ETE Capivari, o município de Vinhedo conta com mais duas estações de tratamento de efluentes, a ETE Pinheirinho, responsável pelo tratamento de quase 60% e a ETE Santa Cândida, que trata o esgoto gerado no Condomínio Vila Hípica.

Ao final da cerimônia todos os presentes foram convidados a percorrer as instalações da estação e conhecerem o sistema de tratamento utilizado na ETE Capivari.

21/06/2016