09 JUN 2016
EMPRESA
Prefeitura lança cartilha de conscientização ambiental e certifica empresas “Amigas do Meio Ambiente”

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, certificou na noite desta quarta-feira, dia 08, 22 empresas do município dentro do programa “Empresas Amigas do Meio Ambiente”. O evento aconteceu no Teatro Municipal “Sylvia de Alencar Matheus” e foi prestigiado pelo secretário da pasta, Gil Lorenzon; secretária de Educação, Kaity Berlini; secretário de Assistência Social, Junior Vendemiatti e secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Dionísio Medeiros.

A ideia foi promover as empresas que produzem iniciativas ambientalmente recomendáveis e que contribuíram para a confecção das “Cartilhas de Conscientização Ambiental 2016”, material destinado à educação ambiental nas escolas da Rede Municipal de Vinhedo.

A cartilha é ilustrada e trata sobre escassez hídrica, arborização urbana, Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), Programa Município Verde Azul e Licenciamento Ambiental. Foram certificadas as empresas Volkswagen do Brasil, Optima Brasil, Balluf, Scania do Brasil, Omron Brasil, Aryamond Brasil, Adelbras, Germânia, Synergy, Kidde Brasil, Cerâmica Saturno, Alfalog, TVH Dinâmica, Litucera, Coim Brasil, VIP, Log&Print, Alfe Engenharia, Anchieta Recauchutagem, Aux Ceramica Auxiliadora, Unimed Campinas e Perfetti Van Melle.

Em seu discurso, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Gil Lorenzon, enfatizou que a sustentabilidade não deve se limitar ao plano econômico, a fim de que o ser humano entenda sua relação de causa e consequência com a natureza. ”É necessário que nos primeiros anos escolares, as crianças possam desenvolver a consciência ambiental e, desse modo, as novas gerações não desperdiçarão os recursos oferecidos. No entanto, não basta incentivar a produção e o consumo ‘verde’, é necessário que haja punição às práticas que vão contra a preservação do planeta”, disse.

Em seguida, Andrea Banhe, que trabalha em consultoria na área de sustentabilidade e é graduada em engenharia bioquímica pela Escola de Engenharia de Lorena e Pós-Graduada em Ciências do Meio Ambiente pela Brunel University no Reino Unido, fez uma palestra sobre “Cidades e Mudanças Climáticas”. “Caminhamos em direção a um novo modelo de negócios baseado na sustentabilidade ambiental. Empresas que já saíram na frente em investimentos para alcançar tal objetivo já colhem os frutos, percebidos no respeito dos consumidores. A responsabilidade ambiental se apresenta como uma questão cada vez mais importante e exerce grandes impactos nas suas estratégias, missão e valores”, explicou.

09/06/2016