Os alunos da Escola Municipal Integração, no Centro, receberam nesta segunda-feira, dia 23, a equipe do Patrulheiro Amigo da Criança (PAE) da Guarda Municipal, que por meio de palestra apresentou aos estudantes dos 8º e 9º anos, os principais objetivos do Movimento Maio Amarelo. Esteve presente a secretária de Educação, Kaity Berlini; diretor da Secretaria de Transportes e Defesa Social, Altair Ifanger; diretor da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Rodrigo Marcos Cavalo e o oficial de trânsito da Ciretran, Heron Henrique Ciccarelli.
A secretária Kaity Berlini falou sobre o “Maio Amarelo”, que é o mês de atenção a vida e segurança no trânsito. Segundo levantamento da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Mundial da Saúde (OMS), os acidentes de trânsito são algumas das maiores causas de óbito nos países. “Seja pedestre, ciclista ou condutor motorizado, que todos nós possamos proteger o mais vulnerável e respeitar o direito do outro”, disse Kaity, que vestia uma camiseta amarela para reforçar o Movimento do Maio Amarelo.
“Precisamos chamar a atenção de vocês, que muito em breve, serão novos motoristas e de toda a sociedade, sobre os altos índices de mortes, feridos e pessoas que ficam com sequelas permanentes em decorrência de acidentes”, disse Altair Ifanger, ao pedir bom senso e gentileza no trânsito.
As leis que regem o Código de Trânsito Brasileiro foram comentadas pelo diretor da Ciretran, Rodrigo Marcos Cavalo. Em seguida, José Osmar “Mazinho”, coordenador do PAE, realizou uma apresentação sobre regras de segurança no trânsito como o uso de cinto de segurança, respeito a vagas de idosos e deficientes e a proibição do uso do celular ao dirigir.