05 MAI 2016
PREFEITURA
Prefeitura promove ações sobre uso racional de medicamentos em Vinhedo

O uso racional de medicamentos tem sido um assunto bastante abordado pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo, nos últimos anos. Em celebração à Semana de Promoção ao Uso Racional de Medicamentos, farmacêuticos da Secretaria de Saúde promoveram na última segunda-feira, dia 2, na Praça Sant´Ana, uma ação para alertar a população sobre o uso indiscriminado de remédios, a forma correta de armazenamento e descarte adequado.

Além de alertar a população sobre os riscos da automedicação, ocorrida

muitas vezes pelo acúmulo de medicamentos em casa e pela troca de informações entre amigos, vizinhos e parentes, os farmacêuticos também fizeram a entrega de material explicativo sobre o tema.

Para estimular o uso racional de medicamentos, durante toda a semana, profissionais de farmácia também percorrem as unidades de saúde para orientar a população nas salas de espera.

Na próxima semana a Secretaria de Saúde irá promover uma palestra para médicos, enfermeiros e farmacêuticos da Rede, também sobre uso racional de medicamentos.

Criação da Comissão de Medicamentos e Terapêutica

No ano passado foi criada a CMT – Comissão de Medicamentos e Terapêutica, com objetivo de garantir o acesso da população a medicamentos essenciais e de qualidade a um custo compatível à municipalidade.

A comissão foi criada em junho de 2015 , com objetivo de ser a responsável por elaborar e atualizar periodicamente a lista de medicamentos padronizados do município, considerando eficácia, segurança, qualidade e custo, garantindo a padronização dos medicamentos que compõem a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume), distribuídos de forma gratuita à população.

A criação de uma Comissão Municipal de Medicamentos e Terapêutica segue recomendações do Ministério da Saúde, da Organização Panamericana de Saúde e da Organização Mundial de Saúde, para aprimorar a seleção de medicamentos a serem disponibilizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde.

Hoje, cerca de 500 itens de medicamentos são oferecidos de graça aos moradores de Vinhedo. Estes medicamentos são adquiridos pelo próprio município, repassados pelo Estado de São Paulo e pelo Governo Federal a pedido da Prefeitura, por meio do programa Dose Certa e Farmácia de Alto Custo.

05/05/2016
Prefeitura promove ações sobre uso racional de medicamentos em Vinhedo