05 ABR 2016
Solenidade comemora os 35 anos da Guarda Municipal de Vinhedo

Evento acontece na quinta-feira, 7, com diversas homenagens

Os 35 anos de atuação da Guarda Municipal de Vinhedo serão comemorados na próxima quinta-feira, dia 7, durante solenidade organizada pela Prefeitura de Vinhedo, por meio da secretaria de Transportes e Defesa Social.

O evento fará uma homenagem aos ex-comandantes que passaram pela Guarda ao longo dos anos e também para os profissionais que hoje integram a corporação. Instituições de Vinhedo também serão homenageadas durante a solenidade.

“Faremos uma justa homenagem a todos os profissionais que fizeram e fazem parte da Guarda Municipal de Vinhedo que ao longo dos anos se consolidou como uma das forças locais de segurança mais respeitadas, reconhecidas e atuantes em prol do bem estar do cidadão Vinhedense”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.

Como parte das comemorações dos 35 anos da Guarda Municipal de Vinhedo, também será inaugurado durante o evento um memorial com momentos marcantes da Guarda nas mais de três décadas de atuação no município.

Histórico

A Guarda Civil Municipal de Vinhedo completou 35 anos em fevereiro. Criada oficialmente por meio da Lei Municipal 1037/81, como Serviço de Guarda Municipal, a Guarda Civil Municipal atua em Vinhedo em cooperação com as atividades desenvolvidas pelas Policias Militar e Civil, atuando no patrulhamento comunitário e preventivo que são realizados diariamente para combater atividades ilegais e atos criminosos na cidade.

Os profissionais da corporação atuam no Patrulhamento Preventivo, no Grupo de Ações Preventivas Ambientais (Gapa), no Canil Municipal, nas Rondas Ostensivas Municipais (Romu). Dentro das equipes da Guarda há também o Patrulheiro Amigo da Escola (PAE).

Ao longo dos anos, a Guarda Civil Municipal alcançou importantes conquistas como a regulamentação do Estatuto Geral das Guardas Municipais em 2014, a aquisição de armas não letais para imobilização, o habeas corpus preventivo de salvo-conduto para o porte de arma fora do horário de serviço válido em toda a Região Metropolitana de Campinas e o sistema de monitoramento com câmeras inteligentes que monitoram 100% das entradas e saídas da cidade. Câmeras de alta resolução e zoom aprofundado também monitoram as principais ruas do centro da cidade. Todas as imagens ficam no CICOM – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento, para garantir a segurança da população.