23 MAR 2016
Primeiro plantão do “Morando Legal” na Capela atende mais de 150 moradores

A Prefeitura de Vinhedo, por meio das Secretarias de Habitação, Obras; Meio Ambiente e Urbanismo, continua avançando no Programa “Morando Legal” (Lei Complementar nº 141/2015), que visa à regularização de imóveis e desdobro de terrenos.

Durante toda a manhã do último sábado, dia 19, técnicos da Prefeitura estiveram na Praça Aurora Sudário para atender a população. Foram mais de 168 atendimentos a proprietários que agendaram a visita de técnicos da Prefeitura às residências. Acompanharam a ação, o Prefeito Jaime Cruz, os secretários Marcio Campos, o “Balu” (Habitação); Glauco Ferreira (Obras); Gil Lorenzon (Meio Ambiente e Urbanismo); Edu Gelmi (Administração); o Presidente do Legislativo, vereador Marcio Melle; os vereadores Paulinho Palmeira, Nil Ramos, Val Souza e Junior Chóca.

O Prefeito Jaime Cruz, na oportunidade, ressaltou a importância do processo de regularização. “Através do Programa Morando Legal estamos trabalhando para regularizar construções e lotes desdobrados irregularmente, porque isso significa garantir o direito da propriedade a quem o tem, principalmente aos moradores das Zonas de Interesse Social”.

A programação de divulgação do Programa “Morando Legal” segue em outras datas e localidades: Vila João XXIII (09/4), Jd. Três Irmãos (16/4), Praça Sant’Ana (30/4) e Capela (07/5).

O que é o Programa Morando Legal?

Através do Programa “Morando Legal”, todo o processo de regularização será feito de modo totalmente gratuito aos moradores de Zona de Interesse Social (ZEI), que compreendem os bairros: Vida Nova I, Vida Nova II, Vida Nova III, Jd. Nova Canudos, Jd. Eldorado, Jd. Bela Vista I, Jd. Bela Vista II, Loteamento Nova Palmares e Jd. São Thomé). Os demais bairros que também pertencem à ZEI serão integrados ao Programa por meio de Decreto; são eles: Bela Vista (Vinhedo A1 – CDHU); Von Zuben (Programa PAI da Endevin e Caixa Econômica); Jd. Três Irmãos (Loteamento Jd. Vista Alegre Programa Nosso Teto da Endevin e Caixa Econômica) e Vila João XXIII (COHAB Bandeirantes).

O Programa “Morando Legal” também abrangerá os demais bairros da cidade. Neste caso, o proprietário que quiser regularizar sua construção deve protocolar o pedido no Atendimento Cidadão (Rua Humberto Pescarini, nº 292, Centro), munido da documentação exigida na Lei. É importante destacar que o Programa não contempla a regularização dosimóveis localizados em Condomínios, Loteamentos fechados e atividades industriais.

Documentos

Para aqueles que residem em Zona de Interesse Social (ZEI) ou aqueles que apresentem atestado de pobreza, serão fornecidos os documentos abaixo citados e isentos de taxas pela municipalidade.

I Análise Prévia:

Requerimento

01 via de projeto apresentado de forma simplificada

Anotação de Responsabilidade Técnica ART ou Registro de Responsabilidade Técnica – RRT, devidamente preenchida

Cópia de matrícula, escritura ou contrato de compra e venda do imóvel com firma reconhecida em cartório

Cópia da Capa do carnê do IPTU

Certidão negativa de débitos municipais ou certidão positiva com efeitos de negativa de débitos municipais

Foto da construção a ser regularizada, desde que com data anterior a promulgação da Lei Complementar nº 14/2015, para facilitar a vistoria in loco

Termo de Responsabilidade para projeto simplificado

II – Aprovação

06 vias do projeto

Comprovante de pagamento das devidas taxas