21 MAR 2016
PREFEITURA
Secretários e vereadores conferem reta final das obras na Nova Santa Casa

Hospital será entregue em pleno funcionamento no dia 2 de Abril, em comemoração ao aniversário de 67 anos de Vinhedo

Secretários municipais e vereadores de Vinhedo iniciaram os trabalhos da semana conferindo a reta final das obras na Nova Santa Casa de Vinhedo. No dia 2 de Abril será entregue à população a nova estrutura do hospital com 100% do funcionamento.

Na manhã desta segunda-feira, dia 18, vereadores e secretários tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de gestão realizado nos últimos dois anos e conferir as obras que são realizadas em três importantes alas do hospital: Maternidade, Centro Cirúrgico e UTI – Unidade de Terapia Intensiva.

O grupo foi conduzido pelo secretário de Saúde, José Luís Bernegossi e pelo gestor geral da Santa Casa, Celso Beltramini. Participaram do encontro os vereadores Ana Genezini, Paulinho Palmeira, Nil Ramos, Aparecido Dias (Bacural), os secretários municipais Adriano Corazzari (Governo), Eduardo Gelmi (Administração), Adriano de Souza (Esportes e Lazer), Glauco Ferreira (Obras), Deise Serafim (Fazenda), Iolanda Dias Nunes (Assistência Social), Marcos Ferraz (Indústria, Comércio e Agricultura), Marcio Campos – Balu (Habitação), Toninho Falsarella (Transporte e Defesa Social), o superintendente da Sanebavi, Danilo Ferraz; o controlador interino, Paulo Mattos.

A ala da Maternidade, que passa por reforma, foi o primeiro local visitado pelos grupos. Os trabalhos contemplam no local a substituição de todo o sistema elétrico, com adequação de cabeamento, instalação de tomadas que não existiam e sistema de distribuição de energia elétrica nos leitos, de acordo com as normas vigentes para ala hospitalar. Antigamente, a carga elétrica que chegava aos quartos da Maternidade não era suficiente para todos os chuveiros funcionarem de forma adequada.

Está sendo feita a revisão da instalação de gases (oxigênio e ar comprimido) e alguns quartos já ganharam pintura. A reforma nos quartos da Maternidade proporcionará mais conforto às mães e recém-nascidos. São nove quartos, com 14 leitos no total.

As autoridades acompanharam também a ampla reforma feita na UTI – Unidade de Terapia Intensiva. Foram finalizados os trabalhos no telhado e forro, após instalação dos dutos do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação, equipamento específico para ser utilizado em área hospitalar. Com a finalização das obras, o número de leitos da UTI passará de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala já foi feita instalação da rede de canalização de gás apropriada e da área de controle de distribuição do mesmo, que estará ligada a respiradores que atenderão pacientes internados na UTI. Os gases medicinais incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso. Foi refeito também todo o sistema elétrico.

Caminhando para a reta final de obra, o Centro Cirúrgico foi outro local visitado. A readequação do Centro Cirúrgico possibilitará a ampliação de 3 para 5 no número de salas que serão utilizadas para cirurgias. Serão quatro salas de Centro Cirúrgico, sala de parto e sala de recuperação pós-anestésico. No local também haverá sala de equipamentos e sala de material limpo e esterilizado. Ao lado da sala de parto do Centro Cirúrgico será instalada a sala pré-parto na ala da maternidade.

Nas salas que abrigarão o Centro Cirúrgico já foi feita a instalação de gás, incluindo testes de vazamentos, e dos focos cirúrgicos. Na sequência será instalado piso vinílico, apropriado para área hospitalar.

Período

A Prefeitura de Vinhedo vem trabalhando em melhorias na Santa Casa desde agosto de 2014, quando o prefeito Jaime Cruz, logo após assumir a administração da Prefeitura, em abril do mesmo ano, determinou em processo de requisição administrativa metas e ações para resultar na reabertura da Nova Santa Casa. Já foram investidos neste período mais de R$ 10,5 milhões de reais.

As ações possibilitaram a inclusão da Santa Casa no Prosus – programa de parcelamento de dívidas tributárias do Governo Federal; a auditoria interna realizada no hispotal; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, tanto Adulto como Pediátrico, para convênios e particulares; a retomada de 32 leitos hospitalares para baixa complexidade, em destaque 10 leitos pediátricos.

A Prefeitura recebeu comunicado do Ministério da Saúde informando que foi concedido o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, para a Santa Casa de Vinhedo. A entrega do certificado de filantropia representa uma grande conquista para o município, já que o processo foi analisado pelo Ministério da Saúde e todos os documentos contábeis e comprovação de atendimento, entregues pela equipe técnica da Santa Casa em Brasília, foram devidamente auditados.

Além disso, o certificado proporcionará uma economia de 1,5 milhão, aproximadamente, de impostos não recolhidos de 2010 a 2013 e uma economia mensal de 20% da folha de pagamento, referente a cota patronal dos impostos e contribuições federais que deixarão de ser recolhidos em decorrência da certificação de filantropia. O município também conseguiu comprovar a prestação anual de serviços ao SUS – Sistema Único de Saúde – no percentual mínimo de 60%.

21/03/2016
Secretários e vereadores conferem reta final das obras na Nova Santa Casa