Em cerimônia realizada nesta quarta-feira, dia 17, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, o município de Vinhedo recebeu pela sétima vez consecutiva a certificação de Município Verde Azul. O Prefeito Jaime Cruz; secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Gil Lorenzon; diretor de Urbanismo, Eduardo Galasso; diretor de Meio Ambiente, José Carlos Bellussi; o interlocutor do projeto, biólogo Getúlio Alves Pereira e profissionais da pasta, participaram do evento que contou com a presença da secretária de Meio Ambiente do Estado, Patricia Iglecias. Também participaram deste momento histórico para o município, 21 alunos do 9º Ano B da Escola Municipal Darci Degelo Briski.
O Selo Município Verde Azul é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que estimula ações ambientais e avalia o desempenho dos municípios paulistas durante o ano.
Vinhedo conquistou sua melhor marca no Ranking Ambiental, subindo 24 posições, ao sair da 64ª posição e dos 86,81 pontos em 2014, para 40ª posição e 86,92 pontos em 2015. “Este é um reconhecimento do Governo do Estado às ações de sustentabilidade promovidas pela Prefeitura em 2015 e motivo de orgulho para todos nós; é um sinal de que estamos plantando sementes para um futuro mais sustentável”, afirmou o Prefeito Jaime Cruz.
Para o secretário Gil Lorenzon, o reconhecimento foi conquistado graças às ações, projetos e programas desenvolvidos pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, visando a qualidade ambiental.
Todos os municípios avaliados receberam uma nota ambiental que avalia o seu desempenho em 10 diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
O compromisso de todas as Secretarias Municipais para alcançar resultados positivos no Programa Município Verde Azul e o trabalho de educação ambiental realizado durante todo o ano na Rede Municipal de Ensino auxiliaram no bom desempenho de Vinhedo e a consolidação de projetos ambientais estratégicos no município.
O consumo consciente da água foi o tema do trabalho desenvolvido pelos alunos da EM Darci Degelo Briski que acompanharam o Prefeito Jaime Cruz na premiação (Raissa Andrade, Heitor Pereira, Renan Biancalana, Lucas Henrique, Rafael Direto, Matheus Zaneti, Ana Laura Assis, Leticia Rossi, Isabella Maziero, Helen Musselli, Vitoria Calmo, Ilana Fisch, Laura Pó, Mario Torres, Julia Lima, Ryan Henrique e Nicholas Follegati).
“Nossos alunos desenvolveram ações efetivas em prol da água, sobretudo nos tempos de forte estiagem que vivenciamos recentemente; ações que visam o uso consciente da água são extremamente importantes”, destacou o Prefeito Jaime Cruz.
Breve histórico
No ano de 2009, Vinhedo esteve na 134ª posição com 81,69 pontos. No ano seguinte, 121ª posição com 80,96 pontos. Já em 2011, o município obteve a 132ª posição e 81,81 pontos.
A 65ª posição foi conquistada em 2012, com 87,15 pontos. Em 2013, Vinhedo esteve na 70ª posição com 80,8 pontos.
Em 2014, a posição foi a de número 64, e 86,81 pontos. Em 2015, Vinhedo obtém sua melhor posição, em 40º lugar com 86,81 pontos.
“Nosso governo, desde que assumiu a Prefeitura de Vinhedo, tem se empenhado para desenvolver cada vez mais ações voltadas para a preservação do meio ambiente. A conquista desse prêmio é um reconhecimento de que estamos no caminho certo. Parabéns a todos os envolvidos”, ressaltou o Prefeito Jaime Cruz.