Trabalho será realizado nos dias 23 e 24 de janeiro; uma Missa Campal em Ação de Graças marcará o encerramento dos trabalhos
Os moradores de Vinhedo e região já podem se inscrever para, voluntariamente, ajudarem a pintar a área externa da Santa Casa. O mutirão faz parte de uma parceria inédita firmada entre a Prefeitura, as paróquias Nossa Senhora de Lourdes, Sant´Ana, São Sebastião e o Mosteiro de São Bento, visando a reabertura do hospital, em breve.
A proposta é que em 24 horas seja feita a pintura externa do hospital, iniciando às 7h do dia 23 de janeiro e encerrando às 19h no dia 24 de janeiro (com pausa no período noturno).
Com o Slogan “Pintura amiga, todos pela nossa saúde” a campanha traz a mensagem sobre a importância da participação popular neste processo.
Até o dia 6 de dezembro será feita a divulgação da ação em missas e reuniões realizadas nas paróquias e nas comunidades católicas, para cadastramento de voluntários. Os interessados em ajudar, como voluntários, devem procurar as secretarias das Paróquias e do Mosteiro de São Bento.
De 7 a 11 de dezembro haverá apresentação do projeto de pintura da nova Santa Casa aos voluntários cadastrados.
No dia 16 de janeiro ocorrerá a visita técnica à nova Santa Casa para definição dos espaços de pintura para cada paróquia e para o Mosteiro de São Bento.
Nos dias 23 e 24 de janeiro será executada a importante ação de pintura.
Para marcar o encerramento do trabalho dos voluntários uma Missa Campal em Ação de Graças será realizada na noite de domingo, dia 24 de janeiro, às 19h30. O local escolhido é a praça Francisco Hitner, localizada ao lado da Santa Casa de Vinhedo, com a participação de todas as paróquias e o Mosteiro de São Bento.
A ação de abertura da Nova Santa Casa também contará com apoio de outros voluntários, que já se propuseram a ajudar com doação de tintas, calhas, andaimes para execução do serviço, alimentação e transporte para os voluntários realizarem a pintura externa, entre outras doações.
Santa Casa
A Santa Casa de Vinhedo já está estruturando a sua equipe técnica e de coordenação de especialidades médicas visando à volta do atendimento pleno.
As coordenações de especialidades serão divididas nas seguintes áreas: UTI, anestesia, pediatria, cardiologia, cirurgia geral, ortopedia, ginecologia e obstetrícia, neurologia, bucomaxilo, urologia, cirurgia plástica, gastroenterologia, vascular, hematologia e hemoterapia. Cada coordenador terá a sua própria equipe especializada de trabalho, para tornar o atendimento eficaz e de qualidade.
A Prefeitura também dá continuidade ao processo de instalação dos dutos do Sistema de Climatização e Controle de Contaminação em duas alas importantes da Santa Casa que passam por reforma, o Centro Cirúrgico e a UTI – Unidade de Terapia Intensiva.
O Sistema de Climatização e Controle de Contaminação é um equipamento específico para ser utilizado em área hospitalar. A sua instalação será importante para a Prefeitura finalizar a obra nestes dois setores e caminhar para a retomada plena dos serviços no hospital.
Com a finalização das obras o número de leitos da UTI passará de 6 para 11, somente com otimização das instalações e readequação de espaço físico. Na ala já foi feita instalação da rede de canalização de gás apropriada e da área de controle de distribuição do mesmo, que estará ligada a respiradores que atenderão pacientes internados na UTI. Os gases medicinais incluem oxigênio, ar comprimido e óxido nitroso. Foi refeito também todo o sistema elétrico.
Também está em reforma e readequação a área do Centro Cirúrgico, que possibilitará, ao lado, a instalação de sala pré-parto na ala da maternidade. As instalações seguem as normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Com a obra será possível ampliar de 3 para 5 o número de salas que serão utilizadas para cirurgias. No local, já foi feita a instalação de gás, incluindo testes de vazamentos.
A Prefeitura irá totalizar mais de 3 milhões em investimentos, em equipamentos adquiridos e obras realizadas na Santa Casa de Vinhedo.
Requisição administrativa
Prefeitura prorrogou até 4 de fevereiro de 2016 o processo de requisição administrativa da Santa Casa. Em 1 ano de requisição administrativa foram conquistados muitos avanços no hospital.
Destaque para a inclusão da Santa Casa no Prosus – programa de parcelamento de dívidas tributárias do Governo Federal; a auditoria interna realizada; a implantação do Pronto Atendimento 24 horas, tanto Adulto como Pediátrico, para convênios e particulares; a retomada de 32 leitos hospitalares para baixa complexidade, em destaque 10 leitos pediátricos; aprovação do estatuto da Irmandade e criação do Plano Diretor Estratégico da Santa Casa de Vinhedo que traz metas futuras e diretrizes para o hospital, para os próximos 20 anos, considerado o eixo central das futuras ações porque apresenta soluções para aumentar a capacidade de receita do hospital e condições para alta sustentação e gestão.
Recentemente, a Prefeitura recebeu comunicado do Ministério da Saúde informando que foi concedido o CEBAS – Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, na área da Saúde, para a Santa Casa de Vinhedo. A entrega do certificado de filantropia representa uma grande conquista para o município, já que o processo foi analisado pelo Ministério da Saúde e todos os documentos contábeis e comprovação de atendimento, entregues pela equipe técnica da Santa Casa em Brasília, foram devidamente auditados.
Além disso, o certificado proporcionará uma economia de 1,5 milhão, aproximadamente, de impostos não recolhidos entre 2010 a 2013 e uma economia mensal de 20% da folha de pagamento, referente a cota patronal dos impostos e contribuições federais que deixarão de ser recolhidos em decorrência da certificação de filantropia.
O município também conseguiu comprovar a prestação anual de serviços ao SUS – Sistema Único de Saúde – no percentual mínimo de 60%.