252 testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis foram realizados, casos positivos foram encaminhados aos serviços especializados da Rede Municipal de Saúde
A Prefeitura encerrou nesta terça-feira, dia 1º, no Dia Mundial de Luta contra a Aids, a Campanha “Fique Sabendo”, com a realização de testes rápidos e gratuitos para HIV e Sífilis, na Praça Sant´Ana.
Durante uma semana, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, desenvolveu a campanha em parceria com a Secretaria do Estado de Saúde, com objetivo de estimular a população a realizar o teste, principalmente as pessoas mais vulneráveis, aquelas com vida sexualmente ativa e que nunca realizaram o teste.
A coleta do exame foi oferecida em todas as unidades de saúde de Vinhedo.
A grande novidade deste ano foi o oferecimento do teste por Fluído Oral para HIV (por saliva). O teste é simples, com uma haste coletora descartável é extraído fluido da gengiva e da mucosa da bochecha. Durante a campanha também foi oferecido outro teste rápido, realizado apenas com uma picada na ponta do dedo.
“Mais uma vez a Secretaria de Saúde investe no trabalho de orientação e conscientização, com a realização da Campanha para esclarecer e tirar dúvidas da população vinhedense”, destacou o prefeito Jaime Cruz.
Durante a campanha os resultados foram liberados em aproximadamente 15 minutos após a coleta.
Juntamente com o vereador Nil Ramos, o secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, acompanhou a atividade desenvolvida na Praça Sant´Ana e ressaltou a importância da Prefeitura facilitar o acesso da população para obter informações, diagnosticar precocemente os casos da doença e dar início ao tratamento correto e de forma eficaz. Para incentivar a população a realizar o exame preventivo, o vereador Nil Ramos realizou a coleta na Praça Sant´Ana.
252 testes foram realizados na Campanha Fique Sabendo deste ano. Desde total 6 apresentaram resultados positivos para Sífilis, além de um teste indeterminado para HIV (que será refeito por sorologia). As pessoas foram encaminhadas ao CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento (que funciona na Unidade Básica de Saúde da Casa Verde) para iniciarem acompanhamento com profissionais da Rede Municipal de Saúde, como médico infectologista e psicólogo.
Atualmente, 89 pessoas estão em tratamento na Rede Municipal de Saúde de Vinhedo.
Dados obtidos na Secretaria Estadual de Saúde, referentes a 2010, revelam que a Aids é a quarta causa de morte entre homens de 25 a 44 anos e que entre as mulheres na mesma faixa etária a Aids é a segunda causa de morte.
Exames oferecidos durante o ano
Durante todo o ano a Prefeitura oferece gratuitamente, na Unidade Básica de Saúde do bairro Casa Verde, o teste rápido de HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, hepatite B e C, sem a necessidade de agendamento ou apresentação do pedido médico.
A coleta de sorologia também é disponibilizada nas demais Unidades de Saúde, porém é necessário apresentar o pedido médico.
Prevenção
Além do incentivo à testagem, a Campanha Fique Sabendo visou informar a população sobre as formas de prevenção das DST – Doenças Sexualmente Transmissíveis, divulgar a rede de serviços disponíveis e encaminhar as pessoas diagnosticadas com HIV aos serviços especializados.
Mais informações podem ser obtidas no CTA pelo telefone 3886-2395.