O espaço para eventos Adler Vinhedo ficou pequeno para tantos alunos e pais orgulhosos, durante a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Política Militar do Estado de São Paulo. O evento contou com a participação da secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti; do chefe de gabinete, Rogério Levy – representando o Prefeito Jaime Cruz; da capitã da 4a Cia da Polícia Militar, Lucimara Godoy e do Major Perin.
Cerca de 250 estudantes dos 5o e 7o anos de três escolas municipais — EM Profa Antônia Canto e Silva Cordeiro, EM Dom Mathias e EM Jair Mendes de Barros, durante 6 meses assistiram às aulas sobre o combate as drogas e a violência com os policias militares e instrutores Thiago Barbosa Lobato e Emerson Afanaci Gimenes.
Em seu discurso, o chefe de gabinete, Rogério Levy, levou as palavras de estímulo e fortalecimento do Prefeito Jaime Cruz aos estudantes. “Momentos como este nos deixam muito felizes, porque a educação preventiva ao uso das drogas nos dá esperança de que estamos construindo uma sociedade cada vez melhor, longe das drogas”.
A secretária de Educação, Claudinéia Vendemiatti também comentou sua satisfação. “O Proerd é excelente para a formação de futuros cidadãos de bem. A parceria entre o Poder Executivo e a Polícia Militar para erradicar o uso de drogas em nossa cidade é de extrema importância, principalmente porque trabalhamos com uma faixa etária em que as crianças ainda estão formando seu caráter”, disse.
O corajoso mascote do Proerd, leão Daren, fez a animação dos formandos, ao surgir de surpresa no palco, para o encerramento do evento. “Nós acreditamos que todos os jovens poderão e irão viver uma vida livre das drogas, assim como o Daren, com a mesma coragem de dizer não às drogas e à violência”, disse o Cabo Afanaci.
“O Proerd é um exemplo de programa que dá resultado e deve ser espalhado por todo o Brasil, pois trabalha um ponto fundamental, que é a prevenção. Quando o assunto é abordado com as crianças, as informações chegam até os familiares e tem resultado em experiências muito positivas”, disse o Cabo Lobato.