A partir desta semana, a Prefeitura, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde – Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, inicia a avaliação da cobertura vacinal das crianças menores de cinco anos, matriculadas para estudarem, em 2016, nas 19 unidades de ensino infantil. A atividade é feita em parceria com a Secretaria de Educação e segue orientação do Ministério da Saúde, por meio do programa de Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal.
Durante o período de matrícula e rematrícula escolar, a Secretaria de Educação solicita aos pais e responsáveis cópia da carteira de vacinação das crianças. Agora, a equipe técnica da Secretaria de Saúde irá avaliar a cobertura conforme a região onde estão situadas as Unidades de Saúde, para que os pais sejam comunicados, por meio de bilhete enviado na agenda do aluno, a comparecer na sala de vacina mais próxima caso a criança não esteja com a vacinação em dia. “Estar com a situação vacinal atualizada é uma ação de prevenção, que protege a criança contra as doenças vacinais, individualmente e traz um ganho coletivo para a saúde pública”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
Todo o trabalho irá durar aproximadamente 30 dias.
Segundo explicou o secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, as escolas particulares de educação infantil de Vinhedo que tiverem interesse em participar da ação deve procurar o Departamento de Vigilância em Saúde pelo telefone 3886-6300. “O trabalho desenvolvido pela equipe técnica de vacinação da Secretaria de Saúde em Vinhedo é muito eficiente e tem garantido uma ampla cobertura durante as campanhas e ações de vacinação para prevenção de doenças e para manter a saúde da população”, explicou o secretário de Saúde.
De acordo com estimativa populacional do IBGE – Datasus, de 2015, há em Vinhedo em torno de 4 mil crianças menores de 05 anos.
Mais informações sobre vacinas podem ser obtidas na Unidade de Saúde mais próxima. É recomendado apresentar a carteira de vacinação da criança.
Destaque no Índice Paulista da Primeira Infância
As ações desenvolvidas pela Prefeitura garantiram a Vinhedo um dos melhores indicadores no IPPI – Índice Paulista da Primeira Infância. Realizado pela Fundação Seade, o IPPI classifica os municípios paulistas segundo a oferta e utilização dos serviços de saúde e educação para a população de zero a cinco anos residente em cada município.
Maior investimento per capita em saúde
Estudo realizado recentemente pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, por meio de dados obtidos no SIOPS – Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde, demostra que Vinhedo é o município da RMC – Região Metropolitana de Campinas – que realiza maior investimento per capita em saúde. De acordo com os dados referentes ao terceiro bimestre de 2015, Vinhedo realizou investimento per capita de R$ 678,74, enquanto a média regional foi de R$ 375,54 per capita.
Os dados constam no site do Ministério da Saúde são calculados de acordo com o investimentos realizado em relação ao número de habitantes. Os municípios informam, bimestralmente, no site os gastos efetivados com a saúde. O SIOPS é um sistema que disponibiliza informações sobre despesas em saúde de todos os municípios brasileiros.
Hoje, 90% de todos os investimentos na área da saúde são custeados pelo orçamento municipal da Prefeitura de Vinhedo, ficando 10%, apenas, por conta de verbas repassadas pelo Estado ou pela União.
Este ano a Prefeitura irá investir mais de 28% do orçamento municipal na saúde, o que representa aproximadamente 85 milhões, de acordo com dados da Secretaria da Fazenda. Será o maior investimento já direcionado à saúde na história de Vinhedo. A lei de responsabilidade fiscal exige a aplicação mínima de 15% dos recursos municipais em saúde.