A moradora Jéssica de Souza teve a oportunidade de obter novos conhecimentos sobre prevenção ao câncer de mama. Ela foi uma das usuárias da Rede Municipal de Saúde que participou nesta quarta-feira, dia 21, da palestra promovida na Unidade Básica de Saúde da Vila Planalto, pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade São Leopoldo Mandic, para orientar a população a realizar o autoexame das mamas e demais medidas preventivas.
A palestra, com uma hora de duração, reuniu diversos usuários e foi ministrada por alunos do terceiro ano do curso de medicina, com orientação da professora e médica ginecologista, Maria Alice Peluso Oliveira.
“Não tinha muito conhecimento sobre o assunto, por isso me interessei. Minha tia teve câncer de mama; a informação é importante para cuidarmos da saúde”, comentou Jéssica, de 23 anos.
Para Aparecida Godoi aprender a maneira correta de fazer o autoexame foi muito importante.
Foram convidados para participar das palestras os usuários da unidade, que aguardavam por consultas na sala se espera e também os que procuraram nas duas últimas semanas serviços no local.
Nove alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic participaram da ação, que faz parte da programação da Campanha Outubro Rosa. Eles apresentaram dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, informações sobre os fatores de risco, entregaram aos usuários um cartão de bolso contendo orientações para o autoexame e transmitiram dados sobre exame preventivo.
Durante o mês de outubro as mulheres que procuram as unidades de saúde de Vinhedo estão sendo orientadas a realizar o autoexame. Mulheres a partir de 20 anos são acolhidas pelos enfermeiros das unidades de saúde e recebem orientações sobre a maneira correta de realizar o exame de mama. Já as mulheres com idade acima de 40 anos têm o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. Para as mulheres de risco, ou seja, que apresentam histórico familiar de câncer de mama, o exame é indicado a partir dos 35 anos, a cada dois anos.
A solicitação é feita imediatamente por enfermeiros das unidades à Secretaria de Saúde para liberação do procedimento. A partir dos 50 anos a mulher deve fazer o exame anualmente.
Caso necessário, as vinhedenses também serão orientadas a realizar exames complementares para diagnóstico de câncer de mama.
“Esta é mais uma ação simples desenvolvida pela Prefeitura, mas que traz muitos benefícios à população, que consegue obter conhecimento sobre doenças e medidas preventivas. A melhor forma de prevenir doenças ainda é a orientação”, declarou o prefeito Jaime Cruz, em relação à ação.
O Câncer
O câncer de mama se caracteriza pela proliferação anormal, de forma rápida e desordenada, das células do tecido mamário. A doença se desenvolve em decorrência de alterações genéticas. Porém, isso não significa que os tumores da mama são sempre hereditários.
É o tipo de câncer mais frequente em mulheres brasileiras. Se diagnosticado e tratado em fase inicial, aas chances de cura chegam a 95%.
Segundo informações do secretário de Saúde, José Luís Bernegossi, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas em todo o Brasil, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. “Por isso a nossa preocupação em orientar as mulheres sobre a maneira correta de se prevenirem não apenas no mês de outubro quando é realizada a Campanha Outubro Rosa, mas durante todo o ano”, comentou o secretário.
A herança genética, a obesidade, o álcool, o fumo e o número elevado de ciclos menstruais estão entre os principais fatores que estimulam o surgimento do câncer de mama.
Todas as mulheres, que se identificam ou não com qualquer fator de risco, devem seguir, a partir da adolescência, algumas recomendações, como fazer visitas anuais ao ginecologista, fazer o auto exame uma vez por mês e submeter-se ao exame de mamografia após os 40 anos.
Autoexame da mama
O autoexame da mama é uma forma de cuidar e conhecer o corpo. Deve ser feito por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias. Em qualquer alteração (nódulo, retração ou coloração na pele na mama) a mulher deve procurar uma unidade de saúde.
Atividade na Praça Santana
A Prefeitura também irá desenvolver uma atividade de orientação e sensibilização sobre o câncer de mama na Praça Santana, no Centro. A ação ocorre no dia 22, das 9h às 11h.
O Centro de Atenção à Saúde da Mulher montou uma programação diferenciada para o mês de outubro, voltada às mulheres do município. Nos dias 23 e 30 serão oferecidas aulas gratuitas de zumba na área de estacionamento do CASM, a partir das 19h. A atividade ocorreu desde o início do mês.
A programação do Outubro Roda será encerrada no dia 31, com atividades de Lian Gong às 7h e caminha pelas ruas da Capela.
O CASM – Centro de Atenção à Saúde da Mulher é um local de acolhimento e atendimento diferenciado, criado pela Prefeitura, destinado a atender com qualidade todas as necessidades das pessoas do sexo feminino do município.
No local são oferecidas consultas ginecológica e obstétrica, consultas de pré-natal incluindo as de média complexidade, exames específicos, ultrassonografia, atendimento psicológico e nutricional.
O CASM também acolhe mulheres vítimas de violência. No local é oferecida toda assistência necessária e sigilosa às mulheres que necessitem de intervenção ginecológica, atenção social e psicológica de profissionais capacitados.