Representando o Prefeito Jaime Cruz, o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura do município, Eliazar Ceccon, participou na última terça-feira (6), no Palácio dos Bandeirantes, do Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export. Ele estava acompanhado dos empresários Wadi Nussallah e Mateus Gaeta, da Cervejaria Germânia.
O Programa Paulista de Apoio às Exportações, o SP Export, assinado pelo Governador Geraldo Alckmin, tem a finalidade de aumentar o volume de exportações das empresas paulistas.
“O Programa Paulista de Apoio às Exportações assinado pelo governador mostra que um dos eixos do Plano de Ação para o Desenvolvimento Estratégico de Vinhedo–PADEVI, que incentiva a internacionalização dos produtos vinhedenses com o incremento das exportações, está no caminho certo”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
O Programa Paulista de Apoio às Exportações é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), por meio da Agência Investe São Paulo com o Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), onde o Estado de São Paulo passa a fazer parte do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE).
Outro convênio firmado nesta terça-feira (6), foi com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), de apoio ao Programa.
“O lançamento do SP Export busca incentivar a cultura de exportação no meio empresarial e ajudar as empresas paulistas a encontrarem mercados estrangeiros para seus produtos e serviços. Além disso, a iniciativa facilita a vinda de compradores internacionais para conhecerem o mercado paulista”, destaca o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, Eliazar Ceccon.
Ações do SP Export
Serão realizados seminários em diversas regiões do Estado em parcerias com associações comerciais, entidades setoriais, prefeituras e outras instituições para mostrar a importância da cultura exportadora. Vinhedo já está se credenciando para recepcionar um seminário na cidade para as empresas da região.
Também serão capacitadas as empresas para ingressarem no mercado internacional, visando o aumento das exportações para aquelas que já exportam ou àquelas que têm a intenção de conquistar mercados no exterior. Estas serão atendidas pelo Programa. O projeto contemplará ainda a criação de uma plataforma on-line com conteúdo informativo para ajudar o empreendedor a internacionalizar seus produtos e serviços, além da promoção de missões internacionais com empresários paulistas e participações em feiras e eventos fora do Brasil.
A meta é realizar 10 mil atendimentos até 2017, tanto em seminários quanto em consultorias direcionadas. Para os empresários vinhedenses, Wadi e Mateus, da Cervejaria Germânia, esse será um importante passo para Vinhedo alcançar outros países com a cerveja Amazônia Brazilian Beer, lançada pela empresa e exportada inicialmente para a Itália, onde obteve ótimo desempenho e fez sucesso entre os italianos, chineses, americanos e franceses, entre outros.