Brasileiros que brilharam nos anos 90 também foram lembrados
As apresentações dos alunos do 9o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Integração que se apresentaram na manhã desta quarta-feira (24) na 9a edição do Projeto Viagem dos anos 50, 60 e 70, resgataram esse período de muitas maneiras. A música foi um dos temas mais presentes nas apresentações, mas não foram deixados de lado temas importantes como esportes, cinema e cultura em geral.
Na música, apresentações que lembraram John Travolta, Bee Gees, Michael Jackson, entre outros, todos resgatados com dança. Não ficou de fora dessa “viagem” nem o movimento norte-americano do hip-hop.
A princesa Diana também foi lembrada e homenageada como uma das celebridades desses anos, ao lado do filme o Guarda Costas, com Kevin Costner e Whitney Houston. A música tema desse filme foi cantada por uma aluna arrancando aplausos da plateia, que, aliás, lotou o Teatro Municipal.
Durante as homenagens uma rápida viagem também aos anos 90 com homenagens aos astros brasileiros que brilharam naquela década , como o tenista Gustavo Kuerten, o piloto Airton Senna, o jogador Romário, a jogadora de basquete Hortência e até Bob Burnquist, do skate, além de personagens brasileiros de outros esportes que brilharam pelo mundo, como a ginasta Daiane dos Santos, Ana Mozer, do vôlei, e a bailarina Ana Botafogo.
“Foram apresentações que nos levaram literalmente a uma viagem pelos fatos mais importantes dessas décadas. Foi resgatada até a história da própria escola, fundada em 1995, e isso é muito bonito não só para reverenciar os personagens passados, mas também para nos inspirarmos em construir um futuro melhor”, afirma a Secretaria de Educação, Claudineia Vendemiatti, presente ao evento.
Realizado desde 2006, o evento visa oferecer aos estudantes a oportunidade de aprimorarem seus conhecimentos pedagógicos por meio de um estudo interdisciplinar, integrando todas as disciplinas ministradas no 9o ano, na análise de gerações e transformações culturais que marcaram a vida de seus avôs, pais e familiares. A organização é da professora da escola, Rosa Maria Gaiola Savian.