Para reforçar as ações de combate às perdas de água que vem sendo realizadas no município nos últimos anos, a Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) voltou a intensificar a substituição de hidrômetros com mais de cinco anos de uso.
No total, serão trocados em diversos bairros do município três mil aparelhos antigos que já passaram da vida útil de cinco anos e que podem apresentar falhas na medição do consumo.
“A troca faz parte do nosso cronograma mensal de trabalho e neste ano já substituímos mais de 300 hidrômetros. A diferença é que agora vamos substituir uma quantidade maior de aparelhos, da mesma forma que fizemos entre 2010 e 2011 quando trocamos mais de 13 mil hidrômetros na cidade, contribuindo para as ações de combate às perdas”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A substituição dos equipamentos é necessária porque com o passar dos anos os hidrômetros sofrem um desgaste natural e passam a marcar um consumo de água diferente do real. Com a troca, a medição é precisa.
O novo hidrômetro não será cobrado do consumidor. No entanto, é responsabilidade do usuário zelar pelo equipamento e manter os lacres intactos. Em caso de danos ocasionados por manuseio inadequado a substituição será cobrada e em caso de fraude o morador fica sujeito à aplicação de multa.
“Nesse período crítico que todo o Estado de São Paulo enfrenta em decorrência da pior estiagem dos últimos 80 anos, as ações de combate às perdas são fundamentais para preservamos esse liquido precioso, imprescindível para todos. Já estamos há anos investindo em obras, equipamentos e tecnologia para aumentarmos a oferta de água para o município e essa ação complementa o trabalho de adequação da rede de água na Nova Vinhedo e o serviço de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis em todo o município que já estão em andamento e que em breve nos trarão resultados positivos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.