As crianças das 19 unidades de Educação Infantil da Prefeitura de Vinhedo tiveram uma semana diferente. É que a Secretaria de Educação adotou, já pelo terceiro ano seguido, a semana do brincar.
“É preciso valorizar a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. As brincadeiras impulsionam a criança para um passo além do seu estágio de desenvolvimento e a libera das limitações do mundo real, ajudando na imaginação”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Durante toda a semana passada (25 a 29), as unidades de educação infantil prepararam diferentes atividades para as crianças e também familiares, se engajando totalmente na Semana Mundial do Brincar. Semana, aliás, que nasceu no Brasil e vem sendo realizada em vários países para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar.
As brincadeiras foram preparadas de acordo com a faixa etária das crianças e variaram de escola para escola. Em uma das unidades, a turminha do berçário I se divertiu com chocalho, cabanas com tecidos, por exemplo. No berçário II teve confecção de giz a partir de gesso e brincadeiras com latas (boliche). Já a diversão da turminha do maternal I e II (fase I e fase II) teve roda de músicas, amarelinha e confecção de brinquedos de sucata, entre eles pião, bilboquê, capucheta e balangandã, além de caça ao tesouro, gincanas e brincar de escorregar na rampa do gramado com papelão.
Cada unidade de educação infantil fez a sua programação, que foi bem diversificada para a garotada e além das brincadeiras dentro da escola, algumas optaram por levar as crianças para brincar em espaço externos, como a CEI pequeno Polegar que utilizou a área do Complexo Esportivo da Vila João XXIII para bolinhas de sabão e playground, brincadeiras com fantasias, entre outras, algumas envolvendo até mesmo os pais.