Imunização está disponível em cinco UBSs, no Centro Médico e também na Policlínica da Capela
A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Saúde, convida os pais das crianças que ainda não receberam a vacina contra o sarampo a procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para que sejam imunizadas.
Os adultos que não têm a comprovação do esquema vacinal completo, que é feito em duas doses, ou que não lembram se foram imunizados também precisam ficar protegidos contra esta doença infectocontagiosa grave.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), no ano passado 9,4 milhões de crianças foram vacinadas contra o sarampo, atingindo 85,6% do público alvo. A meta de imunizar 95% não foi atingida.
Em Vinhedo, segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Cinthya Andrade Soares, foram 904 doses aplicadas ao longo de 2014, atingindo 97% do público-alvo, que são as crianças que têm um ano de idade. “Aos 12 meses, a vacina aplicada é a tríplice viral, que, além do sarampo, também protege contra a rubéola e a caxumba. A segunda dose deve ser feita aos 15 meses”, esclarece.
Ela afirma que em 2015 a procura pela vacina continua alta. “Já aplicamos 164 doses, o que corresponde a 105% das crianças de 12 meses e acreditamos que manteremos bons níveis porque o acompanhamento da carteirinha de vacinação das crianças vinhedenses é feito de perto e quando identificamos que os pais perderam alguma data, ligamos para lembrá-los”, diz Cinthya.
Surto nos Estados Unidos
Embora os últimos registros de contágio autóctone de sarampo no Brasil sejam do ano 2000, segundo o MS, em 2013 e 2014 foram registrados casos importados principalmente nos estados de Pernambuco e Ceará.
Embora a América Latina seja considerada uma região com baixa incidência de sarampo, ele ainda é uma ameaça em outros continentes, inclusive o europeu. Somente no ano passado foram registrados 160 mil casos da doença no mundo, conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Como alerta o MS, devido ao fluxo de turismo e ao comércio entre os países, o risco de importação do vírus é grande. “Por isso é importante garantir que nossa população esteja devidamente imunizada”, reforça o secretário José Luis Bernegossi.
Os Estados Unidos vivem uma epidemia de sarampo porque há resistência em relação à vacina em algumas regiões. Só no ano passado, foram registrados 644 casos de sarampo em 27 estados. Dados divulgados no início de 2015 indicam que muitos deles aconteceram nos parques da Disney, na Califórnia. “Como há pessoas que viajam para lá, é fundamental que estejam vacinadas para eliminar o risco de serem contaminadas e voltarem doentes”, completa o secretário de Saúde.
Box:
Veja os locais onde é possível receber a vacina em Vinhedo:
– Nas UBS Vila João XXIII, Três Irmãos, Von Zuben e Casa Verde e também no Centro Médico – de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 16h
– Na UBS Planalto e na Policlínica da Capela – de 2ª a 6ª-feira, das 7h às 19