Na reta final dos trabalhos de construção, a terceira estação de tratamento de água de Vinhedo continua recebendo os ajustes finais para que possa entrar em operação dentro do condomínio São Joaquim.
Os painéis elétricos estão sendo montados na subestação de energia e os postes de iluminação estão sendo instalados dentro da área da estação. Nos próximos dias, as vias internas serão asfaltadas. As barreiras de proteção também estão sendo instaladas nos dois módulos de tratamento de água.
“Depois de finalizada, a estação terá capacidade para tratar até 720 m³/h de água, beneficiando os bairros Altos do Morumbi, Vida Nova 1, Eldorado e Vila Savian que sofrem problemas de falta de pressão na rede. O abastecimento de água será feito com uma rede subadutora implantada ao longo da estrada da Capela”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
A água bruta do rio Capivari será armazenada em uma área maior que o espaço atual. O terreno foi rebaixado em 4 metros para receber a água. Todo o entorno do lago já recebeu placas de concreto nas laterais.
A água será captada, tratada e depois enviada para os reservatórios da Estrada da Boiada para distribuição. A rede adutora com tubos de ferro fundido de 400 mm foi instalada em uma extensão de 2,3 km entre o condomínio São Joaquim e os reservatórios da Boiada.
“Com a ETA 3 nós utilizaremos a outorga máxima de captação no rio Capivari, aumentando a oferta de água para o município. Com mais um reservatório com capacidade para dois milhões de litros de água tratada construído na estrada da Boiada e com outros investimentos que iniciaremos ainda este ano com recursos obtidos junto ao PAC e FEHIDRO, nós vamos proporcionar mais qualidade de vida para todos”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.