Objetivo da imunização é proteger as meninas antes do início da vida sexual contra quatro tipos de vírus que podem levar ao aparecimento do câncer de colo de útero
A Prefeitura de Vinhedo, através da Secretaria de Saúde, convida todas as meninas com idades entre 9 e 11 anos a comparecer às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade para receber a primeira dose da vacina contra o HPV (Papiloma Vírus Humano).
A campanha começou no dia 3 de março e até o dia 10 apenas 3,27% do público-alvo estimado, ou seja 44 meninas, já recebeu a imunização, disponibilizada gratuitamente pelo Ministério da Saúde (MS).
Segundo o Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, a meta proposta pelo MS é vacinar 80% das meninas nesta faixa etária, mas o objetivo da Prefeitura é ter um êxito maior na campanha, tal como aconteceu em 2014. “No ano passado, 126% do público estimado recebeu a primeira dose nas UBSs e 82% a segunda dose”, afirmou.
A Diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Cinthya de Andrade Soares, explica que a vacina é oferecida em três doses. “A primeira acontece agora, a segunda será depois de seis meses e a terceira dose depois de cinco anos”, diz.
Ela orienta também as meninas nascidas a partir de 1º de março de 2001, mesmo que tenham mais de 11 anos, e que não tomaram ainda a primeira dose da vacina contra o HPV, a procurar uma UBS para receber a imunização. A mesma recomendação vale para quem tomou apenas a primeira dose em 2014. “É muito importante que elas sejam imunizadas antes do início da vida sexual”, reforça.
“Esperamos mais uma vez uma grande adesão e com isso deixar as meninas de 9 a 11 anos protegidas contra o câncer de colo de útero”, completa o secretário José Luis Bernegossi.
Saiba mais sobre o câncer do útero
O câncer do colo do útero é o terceiro tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil, atrás apenas do de mama e de brônquios e pulmões. O número de mortes por câncer do colo do útero no país aumentou 28,6% em 10 anos, passando de 4.091 óbitos, em 2002, para 5.264, em 2012, de acordo com o Atlas de Mortalidade por Câncer no Brasil, publicação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. No entanto, a imunização não substitui a realização do exame preventivo e nem o uso do preservativo nas relações sexuais. O Ministério da Saúde orienta que mulheres na faixa etária dos 25 aos 64 anos façam o exame preventivo, o Papanicolau, a cada três anos, após dois exames anuais consecutivos negativos.
Desde março de 2014, o SUS oferece a vacina quadrivalente, que confere proteção contra quatro subtipos do vírus HPV (6, 11, 16 e 18), com 98% de eficácia em quem segue corretamente o esquema vacinal. Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais.
Serviço:
Vacinação contra o HPV
Quando: a partir de 3 de março
Locais: Nas UBS Vila João XXIII, Três Irmãos, Von Zuben, Casa Verde e no Centro Médico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h
Na UBS Planalto e na Policlínica da Capela, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h
Box:
Imunização contra o HPV em Vinhedo até 10 de março:
Meninas de 9 anos = 15
Meninas de 10 anos = 20
Meninas de 11 anos = 9
Total = 44 meninas, o que corresponde a 3,27% a população estimada para receber a primeira dose, que é de 1346 meninas