O serviço de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis continua sendo executado pela Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) nos bairros.
Desde o início dos trabalhos em janeiro deste ano, a equipe de caça vazamentos já percorreu diversos bairros e condomínios de Vinhedo. Neste período, foram encontrados seis vazamentos em redes, 16 vazamentos em ramais e 72 registros com problemas de vazamento foram trocados.
“Quando identificamos pontos com problemas, emitimos uma ordem de serviço para consertar os vazamentos não visíveis o mais rápido possível para preservar a água que é de extrema importância. Toda essa ação complementa o trabalho que estamos desenvolvendo em Vinhedo nos últimos anos para reduzir o índice de perdas”, afirma o Superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim, o Canjica.
O serviço será executado em todo o município no prazo de 12 meses após a assinatura de convênio junto ao FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) que repassou ao município R$ 2,6 milhões em recursos, com contrapartida de 15% do município, para serem investidos no combate às perdas e que incluem o serviço de pesquisa e detecção de vazamentos não visíveis e a adequação da rede de água na Nova Vinhedo (detalhes abaixo).
Em menos de 60 dias, a análise já foi realizada nos condomínios Jardim Paulista I e II, Morada do Sol, Vila Monte Verde, Reserva da Mata, Santa Fé, Jardim das Palmeiras, Bosque de Grevília, Terras de Vinhedo, Recanto dos Paturis, Ipê Velho e nos bairros Jardim São Thomé, Jardim Miriam, Jardim Melle, Parque Iolanda, Morada da Lua, Chácaras Mirante das Estrelas, Fazenda Cachoeira, Caixa d’água, Recanto Canjaranas, Jardim Bela Vista, Observatório, Vila Junqueira, Jardim Panorama, Bosque, Jardim Florência, Jardim Eliza e Vila João XXIII (parte).
Na região central, onde o serviço acontece no período noturno, já foram analisadas as avenidas Castelo Branco, Santa Cruz e Independência.
“Nos últimos anos, estamos realizando uma série de ações para garantir o abastecimento de água com qualidade para a população, investindo em equipamentos e tecnologia para controlar as perdas físicas de água, combatendo as ações de fraudes e vazamentos não visíveis. E esse trabalho não para já que ainda este ano iniciaremos a adequação da rede de água na Nova Vinhedo”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
A adequação da rede de água na Nova Vinhedo está orçada em R$ 2.033.942,56 e prevê a substituição da rede em cimento amianto para tubos de PVC e de ferro fundido em uma extensão de 6.174 metros, diminuindo as perdas de água tratada ocasionados por vazamentos e melhorando a distribuição de água para a população.
Neste projeto também está contemplado a reforma do reservatório de 800 mil litros da Nova Vinhedo. Depois que toda a rede for substituída, ele será esvaziado para ser reformado e impermeabilizado.