Levantamento é realizado para contabilizar o total de remédios que deixaram de ser enviados ao município pela Secretaria de Estado de Saúde
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde de Vinhedo participaram nesta semana de uma reunião com representantes da Assistência Farmacêutica do Departamento Regional de Saúde de Campinas – DRS VII, em Valinhos, para discutir a questão da falta de alguns medicamentos fornecidos pelo Estado, problema que vem sendo enfrentado por diversas cidades da região.
Como uma portaria da Secretaria de Estado da Saúde informou que os municípios afetados poderão receber o recurso financeiro referente a uma parte dos medicamentos que deveriam ter sido distribuídos pelo Estado, Vinhedo, assim como as demais cidades da região que sofrem com o problema, está fazendo um levantamento de tudo o que não foi entregue até agora para tentar conseguir verba para fazer a aquisição dos remédios em falta.
Segundo o Secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, há alguns meses os municípios vêm enfrentando a falta de medicamentos que são oferecidos gratuitamente a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e que são enviados pelo Estado. “Os municípios da região se ajudam quando um tem os remédios que o outro precisa, mas a situação está ficando a cada dia mais difícil porque o desabastecimento atinge a todos”, afirmou.
Bernegossi reforça, ainda, que o município de Vinhedo, por exemplo, já assume 90% dos custos totais da Saúde da cidade, abrangendo serviços como exames de alto custo que deveriam ser custeados pelo Estado, mas, por necessidade emergente da população, são assumidos pelo município sem contrapartida financeira do Estado.
Ele enfatizou que Vinhedo está empenhada para resolver a situação e que participará efetivamente deste grupo do DRS VII, que se reunirá mensalmente para discutir questões relacionadas à assistência farmacêutica. “Nós temos um trabalho eficiente de distribuição de remédios, tanto que somente no segundo quadrimestre de 2014 foram atendidas mais de 94 mil receitas. Queremos resolver a problemática do desabastecimento com a maior urgência possível”, frisou.
Para o prefeito Jaime Cruz, a iniciativa de Vinhedo e das demais cidades que compõem o DRS VII é muito importante e trará um fortalecimento do trabalho de assistência farmacêutica, além de maior integração entre as equipes que cuidam da distribuição de remédios e troca de experiências. “Saúde é uma de nossas prioridades e não mediremos esforços para normalizar a distribuição de remédios em nossa cidade”, complementou.
Regional de Saúde
A divisão administrativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo é feita por meio dos Departamentos Regionais de Saúde – DRS, atendendo ao Decreto DOE nº 51.433, de 28 de dezembro de 2006. O Estado foi dividido em 17 Departamentos de Saúde, que são responsáveis por coordenar as atividades da Secretaria de Estado da Saúde no âmbito regional e promover a articulação intersetorial, com os municípios e organismos da sociedade civil. O DRS VII é composto por 42 cidades e Vinhedo está entre elas.