Casos de urgência e emergência podem ocorrer em casa ou na rua a qualquer hora e, muitas vezes, é difícil saber exatamente a quem recorrer para solicitar atendimento pelo telefone.
Assim como outros municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Vinhedo conta tanto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, acessado pelo telefone 192, como com o Corpo de Bombeiros, acionado pelo telefone 193, o que significa que tem uma estrutura completa e eficiente para todos os tipos de atendimento de urgência e emergência.
O Secretário Municipal de Saúde, José Luis Bernegossi, explica que casos clínicos e de trauma ficam a cargo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Já quando é necessário resgate e salvamento, o atendimento é de responsabilidade do Corpo de Bombeiros.
A estrutura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Vinhedo conta com uma ambulância, que funciona 24 horas atendendo chamados de todas as áreas de Vinhedo. “Além desta, Vinhedo tem mais duas que ficam na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), uma no Pronto Atendimento da Capela, três na Central de Transporte e uma Montana que também faz o transporte de pacientes. Os Bombeiros contam com duas ambulâncias e um caminhão. O que mostra que nosso município está bem equipado para estes atendimentos”, afirma o secretário José Luis Bernegossi.
O Ministério da Saúde recomenda que as cidades tenham uma ambulância básica de atendimento para cada 100 mil habitantes. “Nossa situação é bastante privilegiada, uma vez que temos bem mais do que o governo determina para uma população de aproximadamente 67 mil habitantes”, reforça o prefeito Jaime Cruz.
A coordenadora do 192, Wilma Regina Soares Orlando, afirma que a equipe é composta por 17 profissionais, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e condutores. “Além da rapidez, buscamos dar um atendimento humanizado em todos os chamados. Sempre pedimos para um acompanhante ir junto até o local de atendimento médico para onde a vítima é levada e percebemos que isso tranquiliza tanto os pacientes, como seus familiares”, diz.
Números recentes de atendimentos pela equipe do 192
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Vinhedo fez 1.553 atendimentos no segundo quadrimestre de 2014, de acordo com o relatório da Secretaria Municipal da Saúde.
Os principais chamados foram para atender casos clínicos, que incluem desmaio, dores, hipertensão, emergências cardiorrespiratórias, neurológicas ou psiquiátricas, quedas e acidentes de trânsito.
O número foi 4,5% superior ao do primeiro quadrimestre, quando foram registrados 1.486 atendimentos. A expectativa da pasta é que no ano sejam totalizados seis mil ocorrências.
Quadro 1
Tipos de atendimento mais acessados pelo 192 no 2º quadrimestre de 2014
Casos clínicos 635
Emergências cardiorrespiratórias 182
Emergências neurológicas e psiquiátricas 156
Quedas 149
Acidentes de trânsito 114
Quadro 2
Saiba em quais situações acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192
Crise convulsiva
Sangramentos e hemorragias
Queda da própria altura
Trabalho de parto
Queimaduras graves
Intoxicação e envenenamento
Tentativa de suicídio
Dores no peito
Parada cardiorrespiratória
Saiba em quais situações acionar os Bombeiros pelo telefone 193
Incêndio
Acidente de trânsito com vítima
Desabamento
Deslizamento de terra
Choque elétrico
Vazamento de gás
Acidentes com produtos químicos
Salvamentos aquáticos
Quedas de altura