Os números do município são superiores às porcentagens atingidas nacionalmente
Vinhedo atingiu nesta sexta-feira, 19, as metas da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. De acordo com Secretaria Municipal de Saúde, foram imunizadas contra a paralisia infantil 3.605 crianças com idades entre seis meses e cinco anos incompletos, e 3.319 crianças de 12 meses a cinco anos incompletos contra o sarampo. “Alcançamos 95% da população infantil público-alvo da campanha, que é o total estipulado pelo Ministério da Saúde (MS)”, afirma a Diretora da Vigilância em Saúde, Cinthya Andrade Soares.
Segundo ela, muitos pais atenderam ao chamado da Prefeitura e levaram seus filhos para receber as vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). “Mas quem ainda não levou deve procurar a UBS mais próxima de casa até a primeira semana de janeiro, pois o Ministério da Saúde, através da Secretaria Estadual de Saúde, estendeu novamente a campanha”, ressalta Cinthya.
O secretário de Saúde, José Luis Bernegossi, agradeceu o empenho dos pais que não puderam comparecer nos dois sábados de novembro, da campanha, mas que ao longo das semanas levaram seus filhos para receber a imunização. “É muito importante que as crianças vinhedenses estejam protegidas destas duas doenças graves”, disse.
O prefeito Jaime Cruz também comemorou o alcance da meta nacional e afirmou que, tal como no ano passado, quando Vinhedo vacinou 98,8% das crianças nas idades compreendidas pela campanha, é possível avançar um pouco mais, aproveitando a possibilidade de levar às crianças às UBSs até a primeira semana de janeiro. “Já estamos acima da média nacional tanto na imunização contra a poliomielite, que está em 92%, como contra o sarampo, que está em 84%, mas gostaria de pedir que, quem ainda não levou os filhos à UBS, que procure fazer isso nos próximos dias, afinal quanto mais crianças protegidas, melhor para todos”, afirmou.
Box:
Adesão à campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo em Vinhedo
Poliomielite:
Até 19/12: 3.605 crianças imunizadas, 95% da meta;
Público alvo: 3.790 crianças (6 meses a menores de 5 anos de idade).
Sarampo:
Até 19/12: 3.150 crianças imunizadas, 95% da meta;
Público alvo: 3.319 crianças (12 meses a menores de 5 anos de idade)