03 OUT 2019
Comunicado: fiscalização eletrônica de trânsito nas vias do município

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social (Setrandes), esclarece que:

Mês a mês, a Setrandes busca dados estatísticos que subsidiem os projetos em busca da redução dos índices de acidentes e aumento da fluidez e segurança no trânsito, que são elencados a partir de reclamações realizadas na ouvidoria do município, e ocorrências de acidentes de trânsito, com a apuração das suas causas.

Após este levantamento, são realizados estudos técnicos, para avaliação de possíveis alternativas para erradicar as ocorrências, como: aumento de instalações de sinalizações viárias, horizontais e verticais, abordagens policiais (com intuito de coibir o desrespeito às sinalizações e realizar orientações) e, estudo de possibilidade de atendimento às exigências para instalação de redutores de velocidade físico (lombadas).

Vencidas as alternativas, são realizados estudos técnicos com contagem veicular e estatística de média/velocidade dos veículos que transitam pela via.

Identificada necessidade de aumento de segurança viária, a Setrandes realiza a adoção de procedimentos que antecedem a instalação dos equipamentos eletrônicos.

Em contrapartida, os equipamentos que já se encontram instalados, são monitorados com as estatísticas de redução de número de ocorrência de infrações nos locais de instalação, em comparação com estatística de redução de índice de acidentes de trânsito no mesmo local.

A empresa responsável pelo remanejamento do equipamento realiza toda transferência de estrutura, incluindo os pontos de alimentação de energia e manutenção. Posteriormente, são realizados agendamentos para aferição de equipamentos, IPEM, órgão delegado do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, autarquia federal que compõem o Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

Após os cumprimentos das etapas acima, são realizadas as divulgações dos pontos de instalação de equipamentos (material para imprensa e faixas nos locais), com datas de início de funcionamento dos equipamentos, sempre com antecedência de no mínimo 20 dias, antes de autorizar a empresa responsável a iniciar às fiscalizações.

Atualmente, existem 22 locais de fiscalização eletrônica de trânsito no município.

A partir de estudos técnicos realizados e comprovação da necessidade, serão feitos remanejamentos de três locais já existentes, com transferência para outros pontos, e serão instalados novos equipamentos em dois novos locais – dois sentidos da Rua João Edueta.

Assim, serão 24 locais de fiscalização.

A previsão para início de funcionamento dos aparelhos nos novos pontos é para dezembro de 2019.

Os novos pontos serão os seguintes:

1. Endereço: Rod. Edenor João Tasca, 6930 BC
  2. Estrada da Boiada, 1001 (Parque Municipal) BC
  3. Estrada da Boiada X Rua Alfredo Achcar
  4. Rua João Edueta, nº 1000 CB
  5. Rua João Edueta, oposto 100m antes do nº. 575 BC e CB

Serão retirados equipamentos dos seguintes locais:

Rua Afonso Garbuio, defronte ao n 800 (CB)

Av. Independência X Av. Benedito Storani

Av. Independência, 7051 (BC)

Importante destacar que as ações na área do Trânsito no município, que incluem um trabalho de conscientização com crianças e também adultos, vêm se comprovando eficazes, com redução principalmente de acidentes graves e mesmo com queda no registro de acidentes fatais. Por essas ações, recentemente, a Prefeitura recebeu um elogio do Governo do Estado, uma vez que os números de agosto ficaram abaixo da meta limite estabelecida.