Assistente técnica do Ministério do Meio Ambiente falou à equipe da prefeitura sobre atitudes no serviço público que favorecem a sustentabilidade
A Comissão de Gestão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) se reuniu nesta terça-feira, 18, na Escola de Formação do Servidor Público Municipal, para discutir a implantação da agenda socioambiental na administração pública de Vinhedo.
Na ocasião, a assistente técnica do Ministério do Meio Ambiente, Monica Rocha de Souza, fez uma apresentação sobre a implantação da agenda socioambiental nos órgãos públicos. Estiveram presentes os secretários do Meio Ambiente e Urbanismo, Gilberto Lorenzon; de Obras, Augusto Vitório Braccialli; de Governo, Eliazar Ceccon; de Serviços Municipais, Geraldo Rodrigues Froes; e da Controladoria Geral do Município, Bruna Cristina Bonino, além de servidores de diversas secretarias municipais.
Durante a explanação da representante do Ministério do Meio Ambiente sobre as atividades sustentáveis, ela ressaltou que agindo no ambiente de trabalho com atenção à sustentabilidade, o servidor público está prestando um importante serviço para a sociedade futura. "Precisamos aprender a utilizar os recursos naturais da forma correta. Podemos promover a economia e a eficiência dos recursos que utilizamos no ambiente de trabalho, que é como uma segunda casa, além de mudar o padrão do consumo e separar e destinar corretamente os resíduos”, disse.
O secretário Gilberto Lorenzon afirmou que todos os funcionários que atuam na administração municipal podem contribuir, seja economizando água e energia elétrica em seus setores, como também incentivando as pessoas com as quais se convive diariamente. “A Secretaria de Meio Ambiente quer atuar não apenas incentivando, mas também fiscalizando os demais órgãos municipais para que cada um faça a sua parte”, completou.
A bióloga Rosângela Grigolleto, da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, lembrou que os servidores públicos também podem orientar os terceirizados que prestam serviço ao município para que também passem a agir com o foco na sustentabilidade.
Ao final, todos os representantes dos órgãos municipais receberam uma planilha para o diagnóstico do consumo de recursos naturais em seus setores, o que irá nortear a implantação do trabalho. “Esse é o primeiro passo para que a agenda ambiental seja efetivamente implantada em Vinhedo”, finalizou o secretário Gilberto Lorenzon.