Uma ação da Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), está dando o que falar. E era exatamente esse o objetivo: chamar a atenção sobre um tema de extrema relevância, que é a conscientização sobre como transformar o trânsito em um ambiente seguro. E quando não há essa atenção, o resultado é aquele visto no canteiro da Av. Independência, um carro totalmente destruído. E acidentes custam vidas.
“Estamos na Semana Nacional do Trânsito. E tivemos a honra de ser uma das três cidades escolhidas pelo Detran para esse trabalho. O objetivo realmente é chocar. No trânsito é assim, um descuido de segundos pode custar a vida das pessoas que mais amamos, pode custar a nossa vida. Que tal refletir um pouco sobre o tema?”, observou o prefeito Jaime Cruz.
O veículo ficará exposto até o dia 25. Com apoio da empresa Avery Dennison, foram colocadas faixas no local com mensagens para que os motoristas leiam enquanto estão parados no semáforo. Nesta quinta-feira, 19, o secretário de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz, acompanhado da diretora da Unidade de Atendimento do Detran de Vinhedo, Paula Montemor Hetem, além guardas municipais a agentes de trânsito, estiveram no local distribuindo material educativo.
Os panfletos e cartazes alertam para questões como uso de celular ao volante, o consumo de álcool, entre outros problemas que provocam acidentes graves. Anualmente, 37 mil pessoas morrem vítimas de acidentes pelas ruas e estradas do Brasil.
A Semana Nacional de Trânsito, prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro, é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Neste ano, o tema é “No trânsito, o sentido é a vida”. A ideia é envolver diretamente a sociedade nas ações e propor uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, sejam de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.