Secretaria Municipal de Saúde vem se reunindo para estudar os motivos das ausências e, o mais importante, definir estratégias para reduzir o número de faltas dos pacientes.
19 especialidades médicas, sem contar pediatria, ginecologia, clínica geral e odonto, oferecidas nas unidades básicas de Saúde, cobrindo toda a cidade de Vinhedo; mais de 31 mil consultas médicas realizadas mensalmente. Índices que, segundo a Firjan – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, colocam a cidade como a melhor da Região Metropolitana de Campinas e a 8ª no país em desenvolvimento humano, analisando, entre outros itens, a situação da saúde no município. Entretanto, uma das principais dificuldades que a secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo vem enfrentando é alto índice de faltas nas consultas por parte dos pacientes, que chega ao patamar de 40% do total de consultas marcadas, segundo dados de maio a agosto.
O sistema informatizado da Secretaria Municipal de Saúde, que faz parte programa do SIM Vinhedo Cidade Digital, é que permitiu a análise destes números por parte da secretaria municipal de Saúde que iniciou reuniões internas para traçar metas e ações com o objetivo de reduzir este índice e, consequentemente, otimizar o tempo de espera para algumas especialidades, comprometida por conta das faltas por parte dos pacientes.
“Os imprevistos, sabemos, acontecem, mas quando o usuário não comunica a desistência da consulta acaba prejudicando alguém que poderia ter sido chamada para este horário. O que precisamos é entender os motivos que levam os pacientes a faltarem de suas consultas e, ao mesmo tempo, conscientizá-lo sobre a importância da Saúde como um sistema, que envolve milhares de pessoas”, afirma o prefeito Jaime Cruz.
Análises preliminares da secretaria municipal de Saúde de Vinhedo apontam, inclusive, que muitos pacientes, ao faltarem nas consultas, buscam atendimento ou no Pronto Atendimento da Capela ou na UPA, na região central. São casos que não necessitariam de atendimentos de urgência e emergência, mas após faltarem das consultas, os pacientes buscam ser atendidos nestes locais.
“Estamos buscando entender esta situação, inclusive conscientizar os pacientes da importância da consulta agendada e confirmada. Temos uma estrutura eficiente que tem condições de atender toda a nossa população. Entretanto, as faltas prejudicam, porque como temos muitas consultas, podemos reduzir, e muito, o tempo de espera se não tivéssemos tantas faltas. E, ainda, reduziríamos também o número de atendimento e espera na UPA e Pronto Atendimento, já que 80% dos casos lá atendidos poderiam, tranquilamente, ser resolvidos nas Unidades Básicas de Saúde. Vamos analisar com mais profundidade estes dados para, em breve, apresentarmos um plano de ação completo”, afirmou o secretário de saúde, José Luis Bernegossi.
A meta da secretaria municipal de Saúde é, para as clínicas básicas (clínica geral, ginecologia/obstetrícia, pediatria e odontologia), um agendamento para, no máximo, 15 dias e com os médicos de especialidades (cardiologista etc), 30 dias. É em cima desses prazos que a Secretaria busca uma organização das agendas para atender os moradores, com a redução do índice de faltas. Uma ideia que a Saúde vem estudando para reduzir as faltas é o envio de mensagens pelo celular, via SMS, lembrando os pacientes do dia e horário das consultas.
Nesta semana, a secretaria de Saúde da Prefeitura de Vinhedo dará andamento aos estudos preparados pelo grupo que está analisando o caso das faltas para, em breve, apresentar o plano de ação à população.