Mais de 600 alunos do ensino fundamental II participam de competições entre escolas nas modalidades vôlei e atletismo
Na sua primeira atuação em competições esportivas que envolvem alunos do ensino fundamental II das escolas municipais de Vinhedo, a estudante Beatriz Santos da Silva já conseguiu se destacar. Ela é uma das alunas da Rede Municipal de Ensino que participa do programa federal Atleta na Escola, na modalidade atletismo.
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, aderiu ao programa no início deste ano com objetivo de incentivar a prática esportiva nas escolas, democratizar o acesso ao esporte, desenvolver e difundir valores olímpicos e paraolímpicos entre estudantes, estimular a formação do atleta escolar, identificar e orientar jovens talentos.
O programa é desenvolvido em todas as escolas municipais de ensino fundamental II da Rede Municipal de Educação, nas modalidades vôlei e atletismo (arremesso do peso, corrida de velocidade com provas de 75 metros e de 100 metros, corrida de resistência de mil metros e de 3 mil metros e provas de salto em distância).
A escola estadual Patriarca da Independência também participa do programa Atleta na Escola.
Participam das competições entre escolas 624 estudantes, com idade entre 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos.
O projeto desenvolvido na Rede Municipal de Ensino tem caráter educacional, segundo o prefeito Jaime Cruz, privilegiando a convivência em grupo, a compreensão de regras necessárias à organização das atividades, a emoções e uma boa convivência social, além de descoberta de novos talentos escolares.
Foi feita a etapa escolar das unidades de ensino divididas por região.
As escolas que apresentaram melhores desempenhos foram classificadas para a etapa municipal, que ocorreu na semana passada na modalidade vôlei. Nesta terça e quarta-feira acontecem as competições de atletismo no Centro de Atletismo do Jardim São Matheus, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer.
A aluna Beatriz, da escola municipal CIC Eduardo Von Zuben, conquistou a medalha de ouro nesta quarta-feira, dia 13, na corrida de resistência de mil metros, para alunos com idade entre 12 a 14 anos. “Gosto de praticar esporte e fiquei muito feliz por me destacar nesta competição.
Os elogios que recebi dos professores de educação física é um incentivo para eu começar a participar das atividades esportivas na modalidade atletismo”, comentou a adolescente de 14 anos.
Também do CIC Eduardo Von Zuben, o aluno de 12 anos, Igor Gustavo Jorge, conquistou três medalhas de prata, em salto em distância, corrida de velocidade com prova de 75 metros e corrida de resistência de mil metros.
“É a primeira vez que participo de uma competição como esta, entre escolas, que envolve tantos alunos. É importante para incentivar o esporte na escola. Não esperava receber tantas medalhas assim e estou muito feliz com o meu desempenho”, disse o estudante, que sonha em ser jogador de futebol.
Os estudantes que conquistaram as melhores colocações nas modalidades esportivas receberam medalhas das mãos do secretário de Educação, José Luís Bernegossi; do diretor da pasta Rogério Levy; do chefe de gabinete da Secretaria de Esporte e Lazer, Rainer Kamrowski e do diretor da pasta, Carlos Henrique Silva.
Para o secretário de Educação, José Luís Bernegossi, a prática esportiva como instrumento educacional é muito importante porque ensina valores fundamentais como autoconfiança, inclusão social, o trabalho em equipe e o respeito entre as pessoas.
“O mais interessante é observar o entusiasmo dos alunos por se surpreenderem com o seu desempenho esportivo”, disse o secretário.
Os estudantes vinhedenses participantes do Atleta na Escola poderão participar das etapas seguintes do programa, ou seja, as etapas Estaduais/Regionais e a Etapa Nacional.