O prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz, fez questão de participar na tarde desta quinta-feira da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde para explicar, em detalhes, os motivos que levaram a decisão de publicar o decreto de requisição administrativa da Santa Casa de Vinhedo, bem como também apresentar o Gestor Geral, Celso Beltramini, anunciado pouco antes pelo prefeito em nota encaminhada à imprensa. Além do prefeito e do Gestor Geral, também estiveram presentes na reunião o secretário de Governo, Eliazar Ceccon; o secretário de Indústria, Comércio e Agricultura, José Pedro Cahun; e, pela Câmara Municipal, o presidente da Casa, Rubens Nunes, e os vereadores Nil Ramos, Marta Leão, Rodrigo Paixão e Valdir Barreto.
“Agradeço a presença dos vereadores aqui presentes e faço questão de ressaltar que a decisão que tomamos tem o apoio dos 15 vereadores do Legislativo. Estamos juntos, neste processo, com o único objetivo de resgatar a nossa Santa Casa de Vinhedo. Trabalhamos, muito, para chegar nesta decisão, com muita cautela e diálogo, em encontro com todos os vereadores, reuniões no Ministério da Saúde, no Estado e Promotoria. O foco é totalmente no trabalho que será desenvolvido com toda transparência, responsabilidade e profissionalismo”, comentou o prefeito Jaime Cruz.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco de Assis Albino, também afirmou que os conselheiros darão todo o apoio necessário neste processo e estarão acompanhando, de perto, as ações que serão tomadas. O Gestor Geral, Celso Beltramini, disse que os primeiros passos serão no sentido de elaborar um diagnóstico pleno e total da Santa Casa, para a partir dele definir o Plano Diretor de trabalho, com ações e metas a serem cumpridas. “Com este diagnóstico, o Plano Diretor e o restabelecimento da CND – Certidão Negativa de Débitos – da Santa Casa, via PROSUS – Programa do Governo Federal para parcelamento das dívidas tributárias – a Prefeitura poderá, por chamamento público, voltar gradualmente a contratar serviços do SUS – Sistema Único de Saúde – da Santa Casa à população”, complementou o prefeito.
Após a posse do Gestor Geral, serão nomeados os membros da Comissão de Gestão de Crise da Santa Casa com a finalidade de assessorar o Prefeito Municipal no acompanhamento, avaliação e crítica para que o ato administrativo realize o seu propósito específico e temporário. Esta Comissão será composta pelos secretários municipais da Saúde, da Administração e do Governo; dois representantes membros Irmandade da Santa Casa;um representante do Conselho Municipal de Saúde e um representante da classe médica de Vinhedo, que estarão desenvolvendo este importante trabalho junto a Santa Casa de Vinhedo. Em breve, também estarão sendo apresentados pelo Gestor Geral os nomes dos Gestores Financeiro, Clínico e Administrativo que irão compor a Comissão Executiva, que irão realizar um relatório completo envolvendo os aspectos físicos, financeiros, jurídicos e de pessoal, assim como o Plano de Gestão para a retomada gradual dos serviços do SUS – Sistema Único de Saúde, na Santa Casa de Vinhedo.