A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Transporte e Defesa Civil, intensificou o ciclo de visita nos bairros da cidade para identificar pessoas em situação de rua. O objetivo é conhecer estas pessoas, trabalhar para o resgate da identidade e de sua autonomia.
Nesta quinta-feira, dia 14, foi desenvolvida uma ação no Jardim Três Irmãos. A secretária de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti, acompanhou o início dos trabalhos juntamente com guardas civis municipais e membros da entidade Vida Renovada, atual executora do serviço de Acolhimento para pessoa em situação de rua em Vinhedo.
“Muitas destas pessoas moram em Vinhedo, têm família ou vínculos com o município. Precisamos intensificar este trabalho de recuperação para que estas pessoas possam voltar a ter uma vida digna”, comentou o prefeito Jaime Cruz, reforçando que desde 2010 a Prefeitura desenvolve o Selando Parcerias, o maior projeto de caráter social, do qual o Poder Público repassa recursos financeiros a entidades sem fins lucrativos como forma de subvenção social, ao financiamento de projetos sociais, de saúde e de educação. (veja mais detalhes abaixo)
O trabalho prossegue nas próximas semanas em outras praças públicas da cidade com a finalidade de desenvolver abordagem social do público alvo (para saber se as pessoas que permanecem nas praças públicas estão em situação de rua, se estão no município apenas em passagem ou se residem no bairro onde permanecem).
“Neste trabalho é feita abordagem e triagem pela equipe de psicólogos e assistentes sociais que permitem a identificação dos melhores atendimentos e, quando necessário, providências para o retorno da pessoa à sua cidade de origem ou o encaminhamento às clínicas para tratamento de dependências químicas. Criamos a oportunidade para que o morador de rua saia da situação na qual se encontra e nos empenhamos em reinseri-lo na sociedade, sobretudo no caso das pessoas que têm vínculos ou que são de Vinhedo. Com isso, possibilitamos a eles a oportunidade de recomeçarem seu projeto de vida, auxiliando na reconquista de sua autonomia e os motivando a conseguirem um emprego, por exemplo, e a recuperarem seu convívio social”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim.
Após a identificação é elaborado pela equipe social um plano de ação para resolução imediata. É feito um convencimento quanto à necessidade de tratamento de droga e álcool com encaminhamento, no ato da abordagem, para uma clínica de recuperação parceira, onde são oferecidas vagas sociais
. Caso não haja sucesso ao encaminhamento à clínica as pessoas são enviadas para atendimento em serviços de acordo com a necessidade de cada pessoa (UPA – Unidade de Pronto Atendimento, PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador ou CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Vinhedo). Caso não haja necessidade de encaminhamento no ato de atendimento a pessoa será convencida pela equipe técnica a retornar para a Casa de Acolhimento para se submeter a atendimento psicológico e social visando a retomada de plano de meta e busca de autonomia para reinserção social ou a procurar o Serviço de Proteção Especial – CREAS – Centros de Referência Especializados de Assistência Social.
Serviço Oferecido
A Prefeitura iniciou em 2010 a parceria com a Associação Beneficente Instituto Vida Renovada para execução do serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e casa de passagem para pessoas ou grupo familiar em trânsito.
O objetivo é reinseri-las na sociedade e no contexto de suas famílias. As intervenções técnicas são feitas individualmente, contato com familiares, inserção em atendimentos médicos, orientação e inclusão no mercado de trabalho, internação em clínica de recuperação, realização de oficinas terapêuticas de trabalhos manuais, entre outros serviços. Durante o período em que estão em acolhimento o usuário do serviço recebe os cuidados necessários como moradia, alimentação e higiene.
A média de permanência no projeto é de dez meses a um ano. Aos que estão no processo de retornar à sua cidade de origem, o período médio de permanência é de três a cinco dias.
Principais motivos
De acordo com a secretário de Assistência Social vários podem ser os motivos que levam uma pessoa a fazer da rua a sua moradia. Dentre os principais fatores relacionados os mais comuns os conflitos no ambiente familiar, a situação de desemprego e a dependência química.
Selando Parcerias
Criado em 2009 o programa Selando Parcerias é considerado a maior iniciativa de caráter social da história do município. Tem como objetivo principal proporcionar a ampliação dos serviços socioassistenciais ofertados na cidade por meio do financiamento de iniciativas neste setor, em parceria com entidades assistenciais de Vinhedo.
Em 2014, o repasse do executivo à execução dos serviços de proteção básica e especial de média e alta complexidade para crianças, jovens, adultos e idosos que estão em situação de risco ou vulnerabilidade social, de forma indireta e direta pelas entidades, chega a R$ 6,5 milhões. Uma das entidades financiadas à execução de serviços é a Associação Beneficente Instituto Vida Renovada.
Reunião
No próximo dia 4, às 19h, equipes da Secretaria de Assistência Social, da Guarda Civil Municipal de Vinhedo, da entidade Vida Renovada (executora do projeto de recuperação da pessoa em situação de rua em Vinhedo), representantes da Secretaria de Saúde através do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial e da entidade SOS Esperança e Vida farão uma reunião no Jardim Três irmãos para ouvir a comunidade sobre as dificuldades resultantes da convivência com as pessoas em situação de rua, visando levantar sugestões para solução cada vez mais efetiva em relação a questão.
A reunião ocorre às 19h, no salão da Igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua dos Jatobás, 227, Jardim Três Irmãos.
Na sequencia, a reunião será desenvolvida em outros bairros da cidade.