22 ABR 2014
Recadastramento de proprietários de imóveis de Vinhedo vai até o próximo dia 30

Sistema está disponível no site da Prefeitura

Os proprietários de imóveis em Vinhedo devem fazer o recadastramento pelo sistema que está disponível no site da Prefeitura de Vinhedo até o dia 30 de abril. A ação faz parte do Programa Vinhedo Cidade Digital (SIM- Soluções Integradas Municipal) que, entre outras iniciativas, tem o objetivo de tornar atualizada toda a base de dados dos moradores e proprietários de imóveis da cidade de Vinhedo. Esta base de dados faz parte do Cadastro Técnico Municipal (CTM).

A ferramenta, desenvolvida em ambiente web, está disponível para uso de toda a população e tem por objetivo permitir aos contribuintes e aos responsáveis tributários por imóveis sujeitos à incidência do IPTU atualizarem os dados de endereço de notificação e dados pessoais.

O recadastramento garante aos contribuintes facilidades como continuar a receber seu carnê de IPTU no domicílio fiscal; acesso a serviços on-line tais como 2ª via do IPTU e certidões, além do acesso facilitado a atestados e outros serviços.

Como funciona

Para fazer o recadastramento, basta que o proprietário de imóvel em Vinhedo clique no banner ao lado direito no Portal da Prefeitura de Vinhedo ( www.vinhedo.sp.gov.br). Se o proprietário já for registrado no Portal do Cidadão, o sistema enviará a senha de acesso para o e-mail cadastrado. Se ainda não for cadastrado, um usuário e senha serão criados no momento do acesso. O interessado deverá inserir o número de inscrição do imóvel e incluir alguns dados pessoais solicitados. Em caso de ampliação da propriedade o próprio sistema fará um apontamento e o cidadão poderá concordar ou não com a informação, seguindo os passos seguintes.

Cadastro Técnico Municipal

Pelo CTM, os dados de todos os moradores de Vinhedo fazem parte de um banco de dados único e oficial, que não apenas permite ao poder executivo municipal concentrar informações dos munícipes em uma base de dados confiável, atestada e única, quanto permite ao morador otimizar seu tempo de atendimento em todos os serviços públicos que busca na cidade.

SIM Vinhedo Digital

Criado em 2009, o SIM Vinhedo Digital é uma iniciativa da Prefeitura de Vinhedo que tem enfoque no pleno atendimento ao cidadão em todos os serviços públicos que busca na cidade.

Permite, ainda, à administração municipal disponibilizar várias facilidades digitais aos moradores, por meio de novas tecnologias de informação e comunicação.

Além de ofertar aos munícipes vários serviços de atendimento e que podem, inclusive, serem acessados pela internet na forma de governo eletrônico (e-Gov), pelo site da administração municipal (www.vinhedo.sp.gov.br), o SIM Vinhedo Digital ainda possibilita a inclusão infossocial da população, permitindo levar para mais de 70% dos moradores – com a ajuda da Infovia Municipal – acesso gratuito ao sinal de internet na cidade, bastando solicitar este acesso em uma das Centrais SIM Vinhedo Digital.

O que é uma Cidade Digital?

O termo Cidade Digital, ou Cibercidade, é utilizado para referenciar os municípios que a partir do uso de novas tecnologias de informação e comunicação criam e viabilizam infraestrutura, serviços e acesso público em determinada área urbana. Dentro deste contexto, as Cidades Digitais englobam a utilização das facilidades de uso do espaço eletrônico para ampliar o leque de projetos e serviços aos cidadãos, que antes ficavam restritos a espaços físicos determinados.