O Plano de resíduos sólidos de Vinhedo, elaborado para a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo da Prefeitura de Vinhedo pela Keyassociados- Consultoria e Treinamento Ltda., foi discutido pela segunda vez com a população em audiência publica realizada na manhã desta quinta-feira (17), na Câmara Municipal.
“O Plano de resíduos sólidos da cidade foi elaborado para atender a Lei Federal 12.305/2010. Suas mais de 250 páginas vão indicar um trabalho que permita o crescimento da cidade e o manejo correto dos resíduos em prol de uma gestão sustentável para a cidade”, afirma o prefeito de Vinhedo, Jaime Cruz.
O trabalho foi apresentado pela bióloga Thais Cazzaro, Consultora Técnica da Keyassociados, empresa contratada para elaborar o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Vinhedo.
Na prática, o correto gerenciamento dos resíduos sólidos é formado por um conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas diversas etapas: coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, como determina a Lei Federal no 12.305/2010
Na sua apresentação, a representante da Keyassociados , apresentou os diversos tipos de resíduos sólidos gerados na cidade, desde os domiciliares, de limpeza pública, de serviços de saúde, da construção civil, industriais, provocados pelo saneamento básico, de mineração, agrossilvopastoris, entre outros, além dos objetos com logística reversa obrigatória, como pilhas, baterias, lâmpadas, agrotóxicos e assim por diante. No final, o conteúdo do plano foi aberto para perguntas.
Estiveram presentes ao evento, além do Secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, Hamilton Port, o Secretário de Serviços Municipais, Geraldo Rodrigues Froes (Cidinho) e o de Governo, Eliazar Ceccon. Seis vereadores também marcaram presença para assistir á apresentação: Marcio Melle, Paulinho Palmeira, Carlinhos Paffaro, Rodrigo Paixão e Valdir Barreto.
“Para o Plano de resíduos sólidos apresentado sair do papel e ser realmente colocado em prática, há muito trabalho envolvendo outras Secretarias Municipais. O caminho está apontado e vamos em busca do melhor para a cidade”, afirma o Secretário Hamilton Port.