Começou pela Av. Independência com Praça Francisco Hitner, entre as ruas Manoel Matheus e das Andorinhas, no Jardim Junco, a instalação dos novos pontos de ônibus de Vinhedo, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social.
Esse novo ponto de ônibus, inclusive, substituirá com muitas vantagens o que está localizado atualmente em frente à Santa Casa de Vinhedo. Para os passageiros, representará mais conforto e segurança, enquanto que para o trânsito ele vai evitar a diminuição da fluidez do tráfego local, que acontece quando param no atual local dois ônibus ao mesmo tempo, por exemplo, devido à proximidade desse ponto com o cruzamento da Rua Anésio Augusto do Amaral e Av. Independência.
“Esses novos pontos de ônibus garantem mais segurança e conforto aos moradores e é uma ação que teve início na gestão do ex-prefeito Milton Serafim”, afirma o Prefeito Jaime Cruz.
Esse primeiro ponto de ônibus será o maior a ser instalado pela Prefeitura. Ele terá cobertura aproximada de 15 metros de comprimento por 2 metros de largura e 2,50 cm de altura. Terá cobertura acústica, iluminação embutida, banco em fibra de vidro, calha para escoamento de água de chuva e fechamento em vidro temperado.
Os pontos padrão – serão instalados cinco – terão aproximadamente 3 metros de comprimento por 1,60 cm de largura e 2,75 cm de altura, com cobertura de policarbonato e banco em chapa de aço perfurado. Os locais que receberão esses novos pontos são: Jardim São Thomé, Rua dos Servidores Públicos (no S. Joaquim); Rua João Edueta (Capela); Av. Independência (perto do Plaza Hotel) e Av. dos Imigrantes.
Os novos pontos de ônibus terão adaptação para idosos e pessoas com necessidades especiais, facilitando assim o embarque e o desembarque de pessoas nessas condições.
Vinhedo tem, desde o fim de abril do ano passado, quase 80% da frota do transporte coletivo com acessibilidade. Hoje são14 ônibus com capacidade de atender pessoas com deficiência locomotora. A frota, inclusive, é a mais nova da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e tem apenas 1,4 ano de uso. Os ônibus com acessibilidade são equipados com elevadores e lugares reservados ao deficiente e seu acompanhante.