A dentista Vera Aun Penteado reservou um dia da semana para se dedicar a um hobby. Ela faz parte do grupo de alunos dos cursos de Cerâmica e Escultura oferecidos de graça pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, pelo projeto Oficinas Culturais.
“Tenho habilidade manual pelas exigências da minha profissão e queria desenvolver uma atividade cultural. O curso se tornou um hobby para mim, é gratificante e por isso procuro indicar aos meus amigos. Hoje, tiro um dia da semana para mim e não abriria mão de participar desta atividade”, disse a dentista que participa do curso.
Os cursos de Cerâmica e Escultura são oferecidos no Centro Cultural Engenheiro Guerino Mario Pescarini, no Centro, as terças, quartas e quintas-feiras, em diversos horários durante o período da manhã, tarde e noite.
Segundo a artista plástica e professora dos cursos, Cristina Granero, os alunos aprendem técnicas de modelagem para produzirem peças decorativas e utilitários. Após 3 anos de experiência no curso de cerâmica os alunos passam para a etapa de escultura de peças. “Os alunos aprendem a técnica básica até a criação de peças. Até hoje aprendo e o que aprendo faço questão de passar aos meus alunos”, comentou a professora.
Depois de modelada e seca é feita a queima da argila no forno específico para a atividade, disponibilizado no Centro Cultural. Esta queima deixa, segundo a professora, a peça de cerâmica mais resistente. Depois de pronta a peça é esmaltada.
Aos 52 anos, o artista plástico Rogério Antônio Carvalho e Silva é um aluno experiente nos cursos de Cerâmica e Escultura. Desde 2007 ele participa da atividade. “Na época da faculdade tinha habilidade com cerâmica e me identifico muito com trabalhos manuais. Procurei e achei um curso que além de ser gratuito, o espaço disponibilizado pela Prefeitura é ótimo, sem contar o profissionalismo da professora”, declarou o artista que hoje cria suas esculturas para presentear amigos e até para vender. “Dá para ter uma renda com a atividade”, disse o aluno.
34 opções de cursos disponíveis à população
Pelo projeto Oficinas Culturais, a Prefeitura disponibiliza de graça à população 34 opções de cursos, em diversas modalidades como artes plásticas (cerâmica, escultura, atelier aberto, desenho artístico, pintura acrílica, desenho e pintura, óleo sobre tela, patchwork, biscuit, decoupage, mosaico), expressão corporal (alongamento, dança irlandesa, sapateado, ballet, jazz, dança de salão, forró, samba de gafieira, valsa, sertanejo e vanerão, danças urbanas, dança do ventre, bolero, teatro, capoeira) e música (coral, teclado, guitarra & violão, prática de orquestra, flauta, clarinete, saxofone e leitura musical.
Hoje, mais de 3.600 alunos participam do projeto.
“O projeto é uma forma de valorizar e incentivar a cultura aos moradores de Vinhedo”, comentou o prefeito Milton Serafim.
Para o secretário de Cultura e Turismo, Adriano Corazzari, além do desenvolvimento artístico as oficinas culturais proporcionam oportunidade de reflexão e criação aos alunos.
Inscrições
Para participar dos cursos do projeto Oficinas Culturais, o interessado deve verificar se há vagas abertas para o curso de seu interesse, o dia e horário das aulas e a unidade em que é desenvolvido (Centro Cultural Centro, Capela ou Vila João XXIII). Caso não haja disponibilidade de vagas é feito o cadastro do interessado para a lista de espera. As inscrições para os cursos de 2014 foram realizadas durante todo o mês de janeiro.
Endereço dos Centros Culturais
Unidade Centro: Rua Monteiro de Barros, 101, Centro – Telefone 3876-1333.
Unidade Capela: Rua José Ferragut, 32, Jardim Bela Vista – Capela – Telefone 3886-5244.
Unidade Vila João XXIII: Rua Papa Pio XII, s/nº, bairro Vila João XXIII – Telefone 3886-2911.