Reunião em preparação à conferência ocorre nesta quinta-feira, dia 30, em Itatiba, para escolha da comissão organizadora. Toda a comunidade é convidada a participar
Por meio do Decreto nº 17, o prefeito Milton Serafim convoca a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Região de Campinas, da qual Vinhedo fará parte.
Com o tema “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”, a Conferência irá reunir diversas cidades da região, no dia 19 de fevereiro, em Itatiba. Esta será a etapa preparatória para a 1º Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil e consequentemente à conferência em âmbito nacional.
São eixos temáticos da 1ª Conferência intermunicipal de Proteção e Defesa Civil da Região Administrativa de Campinas: a gestão integrada de risco e resposta a desastres; integração de políticas relacionadas à proteção e defesa civil; gestão de conhecimento em proteção e defesa civil e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e defesa civil, na busca de Cidades Resilientes. Já os objetivos da Conferência são avaliar e apresentar a implementação das diretrizes aprovadas na 1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária; promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a proteção e defesa civil; avaliar a ação governamental, em especial, quanto à implementação dos instrumentos jurídicos e demais dispositivos trazidos pela Lei nº12608/2012; propor diretrizes para a implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil; promover o fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil; fortalecer e estabelecer formas de participação e controle social na formulação e implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, inclusive do Conselho Nacional de Proteção e Defesa Civil.
Vinhedo estará representada na Conferência Intermunicipal pelo diretor de Defesa Civil Municipal, Maurício Barone e pelo servidor José Carlos Aparecido Teixeira.
Reunião Preparatória
Em preparação à Conferência Intermunicipal, nesta quinta-feira, dia 30, será realizada a primeira reunião em Itatiba, em que será escolhida a comissão organizadora regional, formada por representantes do poder público municipal e agentes da Defesa Civil; da sociedade civil; dos conselhos profissionais e de políticas públicas e representantes da Comunidade Científica. Toda a sociedade está convidada a participar e ajudar a definir as diretrizes para reorganização e fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil.
A reunião será realizada das 9h às 12h, no Centro Administrativo Municipal Prefeito Ettore Consoline, localizado na Avenida Luciano Consoline, 600, Jardim Lucca, em Itatiba.
Vinhedo Cidade Resiliente
Vinhedo está preparada para se reestruturar rapidamente após grandes estragos de ordem natural, como a chuva e os fortes ventos que atingiram o município na primeira quinzena de janeiro. Com o objetivo de dar o suporte ao município em casos como estes, em abril de 2013 o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, assinou a adesão ao “Programa de Cidades Resilientes”, da Organização das Nações Unidas (ONU), focado na redução de riscos de desastres nas cidades, fazendo com que os municípios se comprometam a promover ações em todos os setores para se prepararem contra eventuais desastres e proteger a comunidade.
O prefeito de Vinhedo reforça a importância da melhora contínua dos serviços e estrutura ofertada à população da cidade, além de padronizar, em Vinhedo, as indicações ao setor e seguidas nos municípios reconhecidos pela ONU no restante do mundo. “Infelizmente não podemos controlar a força da natureza, mas quando os estragos de ordem natural ocorrem reunimos todos os esforços possíveis na Prefeitura para não causar danos maiores à população. Aderindo ao programa, assumimos o compromisso de minimizar os riscos de desastres e faremos o possível para deixarmos o município bastante preparado quando houver situações que possam colocar em risco o bem-estar social”, destacou o prefeito Milton Serafim. O Rotary Club também é parceiro da ação e se aliou à iniciativa em Vinhedo.
Segundo a ONU, uma cidade resiliente é aquela que tem a capacidade de resistir, absorver e se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre e, de maneira organizada, prevenir que vidas e bens sejam perdidos.