Outros três pontos de ônibus especiais e com comprimento ampliado também devem ser instalados no Centro, Portal e Jardim Junco
A partir de dezembro, a Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social, iniciará a instalação de 30 novas coberturas para pontos de ônibus na cidade. Juntamente a este trabalho, também serão instaladas novos pontos de ônibus especiais, com extensão maior ao padrão adotado.
Os novos pontos de ônibus vão ajudar a ampliar o número de paradas aos usuários da cidade e os especiais serão instalados nos pontos em que há grande movimentação de passageiros em todos os horários e dias da semana. “Ainda nos locais em que há maior número de usuários, vamos aumentar o comprimento dos pontos para abrigar com mais conforto o elevado número de passageiros que atendem. Assim, levaremos mais conforto aos usuários do transporte coletivo e comodidade para que aguardem a chegada de seu ônibus ou no momento de seu desembarque”, disse.
As novas coberturas serão utilizadas tanto para criar novos pontos na cidade quanto para substituir a estrutura dos que precisarem ser repostos. Os pontos padrão deverão ter aproximadamente 3 metros de comprimento por 1,60 cm de largura e 2,75 cm de altura e vão conter cobertura de policarbonato e banco em chapa de aço perfurado. Também terão os itinerários para consulta dos usuários.
Um dos pontos especiais ficará na Avenida Independência, na Praça Francisco Hitner, no bairro Jardim Junco, entre as entre ruas Manoel Matheus e das Andorinhas. Terá cobertura aproximada de 15 metros de comprimento por 2 metros de largura e 2,50 cm de altura. No local também haverá cobertura acústica, iluminação embutida, banco em fibra de vidro, calha para escoamento de água de chuva e fechamento traseiro com imagens de pontos turísticos da cidade. O ponto substituirá o que há em frente à Santa Casa de Vinhedo, que será transferido à praça para conferir mais segurança aos passageiros e melhor fluidez ao tráfego local.
À instalação dos novos pontos de ônibus, a Prefeitura aguardava o término dos estudos de melhorias ao trânsito e o início dos trabalhos de adequação que são executados atualmente na região do Portal e que seguirão na região Central.
Acessibilidade
Para receber as novas estruturas especiais, nos locais em que forem instalados as coberturas estendidas serão construídas calçadas de alvenaria com avanço de 1 metro na rua, incluindo piso tátil. Segundo a pasta, o avanço será viabilizado também com o objetivo de facilitar o embarque e desembarque de idosos, pessoas com limitações de locomoção ou necessidades especiais, atendendo com mais qualidade passageiros com diferentes tipos de deficiência.
Vinhedo tem, desde o fim de abril, quase 80% da frota do transporte coletivo com acessibilidade, passando de três para 14 ônibus com capacidade de atender pessoas com deficiência locomotora. A frota, inclusive, é a mais nova da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e tem apenas 1,4 ano de uso. Os ônibus com acessibilidade são equipados com elevadores e lugares reservados ao deficiente e seu acompanhante