15 NOV 2013
PREFEITO
Prefeito Milton Serafim confirma investimento de mil novas moradias para Vinhedo

Entrega dos apartamentos da CDHU sorteados hoje deverá ocorrer antes de Natal

O prefeito de Milton Serafim confirmou nesta sexta-feira, dia 15, durante o sorteio dos apartamentos da CDHU — Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano — que deverá investir nos próximos anos cerca de mil novas moradias populares para beneficiar à população mais carente que reside hoje em Vinhedo e sonha em adquirir a casa própria. “Já temos novas unidades aprovadas na CDHU e hoje o secretário do Estado da Habitação, Silvio Torres, aqui presente, me deu uma ótima notícia, que levará ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, o pedido para viabilizar a construção de mais mil unidades habitacionais no nosso município. Peço que o Poder Legislativo facilite a aprovação da compra de terreno para beneficiar novas famílias e proporcionar felicidade a quem sonha em ter um teto para morar. Moradias populares são feitas para ajudar quem precisa, quem não tem onde morar, quem sofre com aluguel. É por isso que trabalhei e trabalho por Vinhedo nestes meus quatro mandatos como prefeito”, comentou o prefeito Milton Serafim que fez o sorteio dos primeiros contemplados. O evento também foi prestigiado por vereadores da Câmara de Vinhedo, secretários municipais e demais autoridades.

O processo de escolha dos contemplados às moradias populares da CDHU se deu por meio de sorteio. Foram sorteadas 93 famílias para residirem nos apartamentos e o número igual para ocuparem as vagas de suplentes. 4.504 famílias estavam aptas a participar do sorteio.

Aos 62 anos, dona Maria Antônia Olho Garcia realizou o sonho de sua vida nesta sexta-feira, ao ter o seu nome anunciado como contemplado. “Fiz aniversário dia 9 de novembro e este foi o melhor presente de aniversário que já tive. Estou muito feliz e nem acredito que conseguirei, com esta idade, ter a minha casa própria”, disse Maria, a primeira contemplada que atualmente mora com a filha no Jardim Miriam.

Vanessa Lambert Pereira, de 25 anos, ficou muito emocionada ao ser sorteada e conversar com o prefeito Milton Serafim. “Moro com meu marido e minha filha de dois anos, pagamos aluguel na Vila Pompéia. Agora com a casa própria vou poder investir no futuro de minha filha”, disse.

Daglei Barbosa Santos depositou a senha que valida a participação no sorteio no lugar do seu esposo, Devid Silva Cavalcante, que estava trabalhando. Após receber a notícia que foi uma das famílias contempladas ligou para o marido para dar a boa notícia e já sonha com um futuro promissor. “Agora podemos pensar em aumentar a nossa família com filhos”, comentou.

Para participar do sorteio as famílias não podiam ser proprietário de imóvel residencial ou possuir financiamento imobiliário em qualquer parte do território nacional; e ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais. A renda familiar obrigatória estabelecida pela CDHU é de 1 a 10 salários mínimos. Um dos critérios, o que garante a participação no sorteio às pessoas que residem há mais tempo em Vinhedo, foi solicitado pelo prefeito Milton Serafim e aprovado pela CDHU. Vinhedo é a única cidade da região que a CDHU aceitou o pedido de modificação do critério de tempo mínimo de residência de 3 para 10 anos.

Após o sorteio, a CDHU fará a checagem da documentação apresentada. Serão excluídas do processo as famílias sorteadas que não conseguirem apresentar a documentação solicitada pela Companhia.

O prazo máximo de financiamento será de 25 anos.

Todo processo de organização do sorteio — como o agendamento, a inscrição, a análise e checagem da documentação apresentada pelos contemplados — é de total responsabilidade do governo estadual, por meio da CDHU.

Sonho da casa própria está próximo

Durante o sorteio, o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, garantiu a entrega das moradias populares às famílias sorteadas próximo ao Natal, celebrado em 25 de dezembro.

Os 93 apartamentos foram construídos em uma área de 8.438m2 doada pela Prefeitura para viabilizar a obra das moradias populares. A área está localizada na esquina das ruas Bruxelas e Antônio Bucci, na divisa dos bairros Vida Nova I e Altos do Morumbi.

São seis torres de apartamentos. Cada unidade habitacional terá dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, distribuídos em 44,73m2 de área construída. O conjunto habitacional será composto, ainda, por área de lazer e centro social, que também está em construção.

A CDHU está investindo R$ 7,5 milhões no empreendimento, segundo informações da Assessoria de Imprensa do Estado.

Atualmente, a portaria do conjunto habitacional está sendo construída e a rede elétrica do residencial está sendo instalada.

Após o sorteio, o prefeito Milton Serafim, acompanhado do secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, visitaram as obras dos apartamentos da CDHU. De lá, o prefeito acompanhou o secretário estadual até o terreno que pertence à Prefeitura, no qual foi sugerido o local, que será estudado, para futura parceria com a CDHU para construção de novos apartamentos.