Como a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar têm contribuído, em Vinhedo, à formação cidadã dos alunos matriculados nas escolas municipais da Prefeitura
Acompanhado de um professor, um policial militar fardado entre em sala de aula e começa a compartilhar com os alunos, que têm entre 11 e 12 anos, relatos de seu dia a dia profissional, explicando de forma muito transparente quais perigos estão relacionados ao uso de drogas e à prática da violência. Na educação infantil e nos primeiros anos do fundamental – às crianças entre 3 e 11 anos – esta abordagem também existe e é feita um pouco diferente, compreendendo a apresentação de um teatro com fantoches vestidos como membros da Guarda Civil Municipal.
Nas duas situações, contudo, a formação cidadã se faz presente a partir da formação do senso crítico das crianças e pré-adolescentes. Uma realidade que faz parte do dia a dia do aluno matriculado nas escolas municipais da Prefeitura de Vinhedo, dentro das ações compreendidas em sua formação escolar regular. “A Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar [PM] têm nos ajudado a transmitir aos nossos estudantes valiosos ensinamentos de vida, ensinando ao futuro de Vinhedo que o melhor caminho para se construir uma sociedade justa e promissora está baseado no respeito ao próximo, à família e aos amigos e, principalmente, começa com nossas próprias atitudes. Ou seja, aprendem com verdadeiros professores da cidadania, que têm ajudado milhares de crianças a se tornarem cidadãos”, disse o prefeito Milton Serafim.
No trabalho promovido em parceria com a PM nas escolas municipais, estudantes do 5º ano do ensino fundamental I participam do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). “Promovido há muitos anos nas escolas municipais, o Proerd preza o desenvolvimento das potencialidades dos alunos, por meio do incentivo de formação de seu senso crítico e da elevação de sua autoestima, para que possam dizer conscientemente não às drogas, à prática da violência e às demais situações que podem colocar sua integridade em risco”, explicou o vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz.
O Proerd tem duração aproximada de um semestre e contempla encontros semanais de aproximadamente 50 minutos com os alunos, no qual um policial fardado ensina aos estudantes várias técnicas de autocontrole e de resistência às pressões dos companheiros e às formas de oferecimento de drogas por pessoas estranhas, além de ações preventivas que visam promover e manter sua integridade física e psicológica. “Ao fim da capacitação, os alunos são formados pelo programa e assumem em frente aos seus pais, equipe escolar e à comunidade o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência. Após o juramento, damos um certificado de participação no programa, para que se lembrem, por toda a vida, da promessa feita à sociedade”, disse o cabo PM Afanaci, que junto ao soldado Pessoa é um dos instrutores do Proerd em Vinhedo.
Desde os primeiros anos da infância
Na educação infantil e também nos primeiros anos do ensino fundamental, a abordagem dos conteúdos cidadãos nas creches, pré-escolas e escolas municipais da Prefeitura é feita de outra forma, aproveitando – principalmente – o aspecto lúdico que é inerente à aprendizagem na infância. A este público, as ações de cidadania compreendem a participação da Guarda Civil Municipal (vinculada à Secretaria Municipal de Transportes e Defesa Social) por meio das equipes Patrulheiro Amigo da Escola (PAE) e do Canil Municipal.
Com as ações do PAE as crianças aprendem mais sobre segurança no trânsito e aspectos diversos relacionados à cidadania – tais como respeito, amizade e vida em sociedade – com teatros encenados com fantoches, nos quais os próprios guardas civis interagem com as crianças e transmitem por meio de histórias divertidas várias mensagens que estimulam seu senso crítico.
Após a encenação, os guardas civis municipais vão até os alunos e mostram o quanto são patrulheiros e amigos da população, conversando com as crianças e tirando suas dúvidas quanto ao trabalho que promovem na cidade. “É algo extremamente gratificante e que também pode ser considerada uma ação preventiva de segurança, pois a criança entende como pode contribuir e ainda multiplica com os pais e conhecidos os ensinamentos que ajudam a tornar a cidade mais segura para todos, independentemente da faixa etária”, disse o comandante da corporação, Osmir A. Cruz.
Pelo Canil Municipal os guardas civis levam às escolas municipais os cães que auxiliam no patrulhamento preventivo e que fazem demonstrações de obediência e de habilidade para as crianças, ensinando-as sobre o trabalho que é feito na cidade pela corporação. “Desta forma, nossas equipes mostram aos alunos que podem confiar no guarda e que ele trabalha para contribuir ao seu bem-estar, podendo buscar sua ajuda sempre que precisar. Sem contar que também ensinamos os estudantes, por meio destas ações, sobre as situações que devem evitar e outros valores que fortalecem o papel da escola, da família e de cada um de nós na sociedade”, falou o secretário municipal da pasta, Toninho Falsarella.
Outras ações
Ainda nas escolas municipais, a Prefeitura de Vinhedo – por meio de parceria com a CCR AutoBAn – oferta o programa Estrada para a Cidadania. O programa é direcionado à formação cidadã dos alunos, incluindo a disseminação de atividades e informações que ajudam a reduzir o índice de acidentes de trânsito e, também, que reforçam a preservação do meio ambiente e de valores humanos. É ofertado aos alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental I.