Prefeito Milton Serafim, também presidente do Conselho, propõe que as 19 cidades estejam interligadas ao mesmo departamento da polícia
Desde que assumiu a presidência do Conselho da RMC – Região Metropolitana de Campinas no início deste ano, o prefeito Milton Serafim tem defendido o pensamento metropolitano como o ponto central para os avanços em diversas áreas, como é o caso da segurança. E nesta terça-feira, 15, na reunião do Conselho na cidade de Hortolândia, o delegado Licurgo Nunes Costa, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2 – Campinas destacou, exatamente, a importância da integração metropolitana como ponto central das soluções neste setor. Milton Serafim, ainda, ressaltou a importância da criação de um sistema único de segurança para combater a criminalidade nas 19 cidades da região, que foi defendido pelos prefeitos que participaram da reunião .
Para o prefeito Milton Serafim, somente com um sistema de videomonitoramento eficaz, interligado entre as 19 cidades da RMC para troca de informações, será possível combater à criminalidade na região e proporcionar mais segurança à população. “Só teremos um efeito 100% positivo se todos os municípios investirem nesta questão. Como presidente da RMC sempre ressalto que todos os projetos precisam ser pensados de forma regionalizada”, comentou o prefeito Milton Serafim , após explanação sobre o andamento do projeto de videomonitoramento apresentado por representantes da Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas.
O projeto de videomonitoramento regional já existe em cidades como Vinhedo, Campinas, Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor, Engenheiro Coelho e Jaguariúna. A proposta é implantá-lo nas demais cidades da RMC, para funcionar de forma interligada, com um mesmo software, beneficiando mais de 3 milhões de habitantes que vivem nesta região. Hoje, Vinhedo já tem 100% das entradas e saídas da cidade monitoradas por câmeras de segurança. O monitoramento é feito por meio de um sistema que permite reconhecer veículos considerados suspeitos.
Ainda na área de segurança, o presidente da RMC, prefeito Milton Serafim, propôs que o atendimento na área de segurança estejam interligados a um único departamento para atender as 19 cidades da RMC. A proposta foi feita após explanação do delegado Licurgo Nunes Costa, diretor do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 2 – Campinas, que destacou as ações realizadas pelo Gamesp – Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública. “Diferente da maioria das cidades da RMC, que são atendidas no Deinter 2, alguns municípios da RMC como Santa Bárbara D´Oeste, Americana e Nova Odessa são atendidas pelo Deinter 9 de Piracicaba. Como almejamos um trabalho coletivo, regionalizado, propomos que os 19 municípios da RMC estejam interligados em um único departamento de segurança", comentou Milton.
O Deinter é órgão de execução da Polícia Civil do Estado de São Paulo e abrange toda a área do interior. Sua missão é promover a execução em sua área territorial, das atividades de polícia judiciária, administrativa e preventiva especializada. Cada Deinter é sediado em uma importante cidade, possuindo diversas Delegacias Seccionais de Polícia.
Dr. Licurgo Costa, ainda, informou que a região deve se unir para pleitear, de acordo com o peso reconhecido da RMC, o recebimento dos novos policiais civis que serão chamados em concursos públicos, cerca de 4300 no total. Deste total, segundo dr. Licurdo, a RMC deve lutar para receber parte destes policiais, que serão importantes no papel de investigação e dos trabalhos da Polícia Civil.
Sistema de Segurança de Vinhedo
Com a utilização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, todo veículo que entra e sai da cidade tem sua imagem registrada pelas câmeras, que enviam em menos de três segundos o dado coletado ao Cicom – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento – operado pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo. A partir da coleta da imagem, são armazenadas em um banco de dados informações importantes sobre características dos veículos e que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa e existência de adesivo. Caso algum veículo entre ou saia da cidade e esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência.
Viagem à China
O prefeito de Santo Antonio de Posse, dr. Mauricio Comisso, comentou sobre a viagem à China, que fez junto com o presidente do Conselho, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim. Dr. Mauricio elogiou a liderança de Milton Serafim na viagem, junto aos prefeitos de outras cidades do Brasil, nesta missão diplomática de visita às autoridades chinesas e mais de 15 empresas de médio e grande porte. O presidente do Conselho, Milton Serafim, ressaltou que os chineses estão interessados em instalar estas empresas na nossa região e que devem, no início do próximo ano, virem com uma delegação para visitarem as cidades da RMC.
Ordens Judiciais para vagas em Creches
Outro assunto discutido na reunião foi a demanda por vagas em creches e o aumento do número de liminares, concedido pelo Judiciário, para que as prefeituras atendam esses pedidos. O prefeito de Jaguariúna, Tarcísio Chiavegato, trouxe a discussão à tona com a participação do secretário de negócios jurídicos de Jaguariúna, dr. Rodrigo de Credo. Na apresentação, ele expôs a dificuldade em atender as liminares, mesmo as prefeituras trabalhando para resolver a questão. O presidente do Conselho, prefeito Milton Serafim, comentou que, em Vinhedo, também tem recebido semanalmente essas liminares para serem cumpridas imediatamente, muitas não levando em conta a ordem de espera na fila por vagas, e que, mesmo tendo dobrado o número de vagas em creches nos últimos anos, a demanda, pequena, ainda existe. Milton, ainda, sugeriu aos prefeitos que se reúnam para discutirem este assunto, já que a simples construção de novas creches não resolve a situação, uma vez que culmina em novas contratações de profissionais, e daí a Prefeitura acaba esbarrando em outra questão legal, que é o limite do comprometimento do orçamento com a folha de pagamento.
Bombeiros
Durante a reunião desta terça-feira, dia 15, o tenente coronel, Flávio José Bianchini, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas fez explanação sobre a expansão dos serviços do Corpo de Bombeiros no estado de São Paulo, que deve atender a cidades que ainda não possuem o Posto. Também em breve, a corporação deve se emancipar da Polícia Militar, projeto já em andamento.